Alfabetização e letramento cartográfico analógico e digital: uma sequência didática para a cartografia escolar no ensino fundamental
Resumo
O presente trabalho explora a alfabetização e o letramento cartográfico com estudantes do 7º ano do ensino fundamental, em 2021, abordando tanto a cartografia analógica quanto a digital. Ele apresenta uma sequência didática que visa promover a compreensão crítica dos mapas, incentivando os alunos a interagirem com representações espaciais e mapeamentos do cotidiano. Foi desenvolvida uma sequência didática que incluiu oficinas pedagógicas com conteúdos sobre a história da cartografia, tipos de imagens, escala, orientação espacial e mapeamento digital, utilizando ferramentas como Google Earth Pro e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). As atividades foram conduzidas de forma remota, tanto síncrona quanto assíncrona, com o uso de vídeos, mapas e softwares especializados. Conclui-se que o uso de recursos multimodais e atividades práticas, como mapeamentos digitais e manuais, é fundamental para a alfabetização cartográfica. Essas práticas ajudam os alunos a entenderem conceitos geográficos e a aplicá-los em situações cotidianas, promovendo uma formação crítica e cidadã.
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