Alfabetização e letramento cartográfico analógico e digital: uma sequência didática para a cartografia escolar no ensino fundamental

  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Mapeamento, Ensino Remoto Emergencial, QGIS, Philcarto, Flight Simulator

Resumo

O presente trabalho explora a alfabetização e o letramento cartográfico com estudantes do 7º ano do ensino fundamental, em 2021, abordando tanto a cartografia analógica quanto a digital. Ele apresenta uma sequência didática que visa promover a compreensão crítica dos mapas, incentivando os alunos a interagirem com representações espaciais e mapeamentos do cotidiano. Foi desenvolvida uma sequência didática que incluiu oficinas pedagógicas com conteúdos sobre a história da cartografia, tipos de imagens, escala, orientação espacial e mapeamento digital, utilizando ferramentas como Google Earth Pro e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). As atividades foram conduzidas de forma remota, tanto síncrona quanto assíncrona, com o uso de vídeos, mapas e softwares especializados. Conclui-se que o uso de recursos multimodais e atividades práticas, como mapeamentos digitais e manuais, é fundamental para a alfabetização cartográfica. Essas práticas ajudam os alunos a entenderem conceitos geográficos e a aplicá-los em situações cotidianas, promovendo uma formação crítica e cidadã.

Biografia do Autor

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Pelotas

Técnico em Geoprocessamento - Eixo Tecnológico Infraestrutura - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Geografia Bacharelado pela UFSM. Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Geoprocessamento pela Faculdade Prominas (EAD). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Pós-Doutorado em Geografia no PPGGeo/UFSM com temática de pesquisa voltada ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) em Pequenas Cidades com Softwares Livres. Professor do Instituto de Ciências Humanas, lotado no Departamento de Geografia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ministrando aulas para os Cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado). Atua como Docente Permamente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel e no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) no Instituto Federal Catarinense (IFC), polo Brusque - SC. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Geoprocessamento, Geotecnologias e (Geo)Tecnologias, Geografia Física, Análise Ambiental, Teoria das Inteligências Múltiplas e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Publicado
2025-10-29
Como Citar
Rizzatti, M. (2025). Alfabetização e letramento cartográfico analógico e digital: uma sequência didática para a cartografia escolar no ensino fundamental: . Geographia Meridionalis, 8, e0250010. https://doi.org/10.15210/gm.v8i.27815