Aplicação da metodologia P.E.I.R. para a avaliação de impactos ambientais no córrego da Vila Janaína, São Luís, Maranhão.
Resumo
Este estudo investiga a situação ambiental de um córrego urbano localizado no bairro Vila Janaína, em São Luís, capital do Maranhão, desprovido de mata ciliar, afetado por atividades antropogênicas, principalmente por um processo de ocupação sem planejamento, e utiliza a metodologia P.E.I.R. (Pressão-Estado-Impacto-Resposta) para avaliar os impactos ambientais resultantes. O objetivo é descrever a atual situação ambiental do Córrego da Janaína embasado na metodologia P.E.I.R. A metodologia P.E.I.R. é aplicada por meio da coleta de dados em campo, análise documental, permitindo uma análise abrangente das pressões (como ocupações em áreas tidas como importantes para o Córrego), estado atual (poluição e erosão), impactos ecológicos e sociais, e respostas sugeridas para recuperação e preservação do córrego. Os resultados destacam a necessidade urgente de políticas de conservação e de ações de restauração ecológica. Conclui-se que a metodologia P.E.I.R. se mostra eficaz na identificação de medidas estratégicas para a gestão sustentável de ambientes urbanos fluviais degradado.
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (link), preenchendo e enviando o arquivo digital em PDF como documento suplementar ao realizar a submissão de seu manuscrito.
