Estudo comparativo entre as técnicas Digital Shoreline Analysis System (DSAS) e polígono de mudança para caracterização do comportamento da linha de costa na praia da cal, litoral sul do Brasil
Resumo
As flutuações na posição da linha de costa refletem a interação de fatores meteo-oceanográficos, continentais e antrópicos. Compreender seu comportamento é importante para a gestão e o planejamento dos municípios costeiros. Este estudo quantificou as taxas de variação sazonal da linha de costa da Praia da Cal em Torres, Rio Grande do Sul, entre setembro de 2023 e setembro de 2024 através das abordagens: Polígono de Mudança e Digital Shoreline Analysis System (DSAS). Os resultados indicaram tendências de recuo de 0,92 m (DSAS) e 1,85 m (Polígono de Mudança) para o período estudado. Sazonalmente, ambos os métodos apontaram tendências similares do deslocamento da linha de costa: avanço significativo na primavera e recuo acentuado no inverno. A presença de reentrâncias na linha de costa contribuiu para a superestimação de valores obtidos pelo DSAS, que calcula alterações lineares e pontuais em transectos pré-estabelecidos. O Polígono de Mudança, ao considerar todo o segmento costeiro, apresentou maior confiabilidade para áreas com características geomorfológicas heterogêneas, como a Praia da Cal. Por fim, esse estudo reforça a relevância do uso integrado de tecnologias de alta resolução e de diferentes métodos para a caracterização sazonal do comportamento da linha de costa.
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (link), preenchendo e enviando o arquivo digital em PDF como documento suplementar ao realizar a submissão de seu manuscrito.
