Crise climática e os movimentos socioespaciais nos livros didáticos de Geografia
Resumo
O texto tem endereçamento para leituras de imagens inscritas nos livros didáticos de Geografia sobre questões ambientais, com a intenção de mostrar o que é dito como ambiental. A temática trazida emerge de um contexto mundial, em que a crise climática atinge a todos mesmo diante de políticas negacionistas. As leituras realizadas estão corroboradas pelas perspectivas teóricas e metodológicas de estudos pós-estruturalistas na educação, as quais permitem estabelecer olhares mais densos nas imagens. O procedimento metodológico foi feito em duas partes: primeira, análise de imagens relacionadas diretamente à pauta climática; já a segunda, a representação de movimentos socioespaciais que elencam a crise climática em suas lutas. No percurso das leituras, foi constado um modelo de desenvolvimento que prioriza a economia em detrimento do bem-estar social e ambiental, o resultado é um cenário de abandono e descaso que atinge, sobretudo, as populações periféricas. Esse exercício de experimentações com as imagens, além de fornecer pistas de como um discurso neoliberal está entremeado nas imagens, permite criar estratégias de resistência.
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