REVITALIZA GEO: potencialidades da sala temática para o Ensino de Geografia

  • Alexandra Luize Spironello Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Amanda Garcia Lima Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Thais Santos Gauterio Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Vinicius Albuquerque de Lima Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Keli Siqueira Ruas Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Rosangela Lurdes Spironello Universidade Federal de Pelotas- UFPel
Palavras-chave: Projeto de Extensão, Infraestrutura Escolar, Geografia Escolar, Revitalização de Espaços Escolares, Prática Docente

Resumo

O artigo apresenta os estágios de revitalização de um espaço desativado que foi transformado em sala temática de Geografia, no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB), Pelotas-RS. Essa ação se insere no projeto de extensão, denominado “Revitaliza-Geo”, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os autores sentiram necessidade de um espaço de aprendizado temático para apoiar o ensino de maneira imersiva e contextualizada, equipado com recursos visuais, materiais didáticos e ferramentas interativas que facilitam a compreensão dos temas geográficos. Fundamentados pelo referencial teórico que sustenta a proposta, os extensionistas organizam o projeto com encontros presenciais e remotos, conforme as demandas no espaço destinado e na elaboração de materiais didáticos. As ações desenvolvidas durante o projeto vão além da organização dos materiais e espaço físico, ao buscar a valorização dos recursos didáticos e a melhoria da infraestrutura pedagógica da escola. Desse modo, pretende-se tornar a Geografia uma disciplina que concretize os conceitos estudados por meio da vivência dos alunos em abordagens pedagógicas significativas, desenvolvendo-se uma formação docente que promova um processo de ensino-aprendizagem expressivo, mediante a criação de espaços de discussões que estimulem outros indivíduos a adotar novas práticas para repensar e ressignificar a docência.

Biografia do Autor

Alexandra Luize Spironello, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Graduanda do curso de Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal Pelotas, Pelotas - RS. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental- LEGA de 2022 à 2024, nas pesquisas "Estratégias de Ensino e Aprendizagem no curso de Formação de Professores em Geografia da UFPel" (PROBIC/FAPERGS) e "Aprendizagem geográfica e o uso de estratégias autorregulatórias no desenvolvimento profissional de docentes" (PIBIC/CNPq). Foi bolsista do projeto "Cartografia, Topografia e Geoprocessamento: integração dos conhecimentos teóricos e práticos na compreensão do espaço geográfico" (PBA/UFPel), no Laboratório de Estudos Aplicados à Geografia Física- LEAGEF. Foi voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, nos editais de 20/22 e 22/24. Atualmente, é bolsista PIBID no edital 24/26. É participante do Grupo de Pesquisa e Estudos Espaços Sociais e Formação de Professores - GESFOP, Grupo de Estudos Coletivo de Aprendizagem e extensionista do projeto Revitalização dos espaços das escolas de educação básica de Pelotas: o olhar da geografia para o exercício da cidadania.

Amanda Garcia Lima, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Graduanda de Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - Edital 22/24. Atualmente é extensionista do projeto Revitalização dos espaços das escolas de educação básica de Pelotas: o olhar da geografia para o exercício da cidadania

Thais Santos Gauterio, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Graduanda de Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - Edital 22/24. Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - Edital 24/26 e extensionista do projeto Revitalização dos espaços das escolas de educação básica de Pelotas: o olhar da geografia para o exercício da cidadania.

Vinicius Albuquerque de Lima, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Pelotas. Foi bolsista de iniciação científica (2021-2022) no projeto Atlas Geográfico Escolar do Município de Pelotas-RS: Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Geografia. Participou do PIBID Geografia nos editais de 20/22 e 22/24. Atualmente, é bolsista PIBID no edital 24/26 e extensionista no projeto Revitalização dos espaços das escolas de educação básica de Pelotas: o olhar da geografia para o exercício da cidadania

Keli Siqueira Ruas, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2005), Especialização Lato Sensu em Geografia do Brasil também pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação do Capão do Leão e Professora Substituta da Universidade Federal de Pelotas. É professora parceira do projeto de extensão Revitalização dos espaços das escolas de educação básica de Pelotas: o olhar da geografia para o exercício da cidadania. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço social costeiro, conflitos socioambientais, territórios, territorialidades e vínculos territoriais, geografia escolar e ensino de geografia.

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Possui graduação - Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e suborbitais (2001), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professora Titular da Universidade Federal de Pelotas. Faz parte do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, orientando pesquisa na área de concentração "Educação Geográfica, Ensino de Geografia e Formação de Professores". É membro do Grupo de Estudos Espaços Sociais e Formação Inicial e Continuada de Professores (GESFOP); Membro do Grupo de Estudos em Cartografia Escolar (GECE - UFG). Coordenou o subprojeto PIBID Geografia - UFPel, nos períodos de 2014-2016; 2018-2020; 2020-2022; 2022-2024. Tem experiência na área de Cartografia, Cartografia escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação ambiental, Manejo integrado de bacias hidrográficas.É coordenadora do projeto de extensão Revitalização dos espaços das escolas de educação básica de Pelotas: o olhar da geografia para o exercício da cidadania.

Publicado
2025-06-06
Como Citar
Spironello, A. L., Garcia Lima, A., Santos Gauterio, T., Albuquerque de Lima, V., Siqueira Ruas, K., & Spironello, R. L. (2025). REVITALIZA GEO: potencialidades da sala temática para o Ensino de Geografia. Geographia Meridionalis, 8, e0250003. https://doi.org/10.15210/gm.v8i.28584