REVITALIZA GEO: potencialidades da sala temática para o Ensino de Geografia
Resumo
O artigo apresenta os estágios de revitalização de um espaço desativado que foi transformado em sala temática de Geografia, no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB), Pelotas-RS. Essa ação se insere no projeto de extensão, denominado “Revitaliza-Geo”, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os autores sentiram necessidade de um espaço de aprendizado temático para apoiar o ensino de maneira imersiva e contextualizada, equipado com recursos visuais, materiais didáticos e ferramentas interativas que facilitam a compreensão dos temas geográficos. Fundamentados pelo referencial teórico que sustenta a proposta, os extensionistas organizam o projeto com encontros presenciais e remotos, conforme as demandas no espaço destinado e na elaboração de materiais didáticos. As ações desenvolvidas durante o projeto vão além da organização dos materiais e espaço físico, ao buscar a valorização dos recursos didáticos e a melhoria da infraestrutura pedagógica da escola. Desse modo, pretende-se tornar a Geografia uma disciplina que concretize os conceitos estudados por meio da vivência dos alunos em abordagens pedagógicas significativas, desenvolvendo-se uma formação docente que promova um processo de ensino-aprendizagem expressivo, mediante a criação de espaços de discussões que estimulem outros indivíduos a adotar novas práticas para repensar e ressignificar a docência.
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (link), preenchendo e enviando o arquivo digital em PDF como documento suplementar ao realizar a submissão de seu manuscrito.
