FUTURE-SE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA IDEOLOGIA DA COMPETÊNCIA E AUTORITARISMO

  • Greice Martins Gomes Doutoranda no Programa no Pós-Graduação em Administração (UFRGS), Mestre em Sociologia (UFPel) com sanduíche pela Universidade de Coimbra (PT), Especialista em Psicologia Organizacional, Bacharel em Administração.

Resumo

O tema central deste artigo volta-se para processos de formulação de políticas educacionais a partir da relação entre ação governamental e premissas empresariais. É neste sentido que tomamos como elemento disparador, para tal debate, o Future-se, programa de contrarreforma universitária lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em julho de 2019. Para fins de desenvolvimento teórico-argumentativo articulamos dois conceitos centrais: ideologia da competência e autoritarismo. De modo geral este trabalho parte da problematização quanto a determinado engendramento em curso que diz respeito a um processo de mutação no ensino superior, bem como do significado da universidade pública. Neste cenário a educação tende a ser vista não mais como um direito, mas como um serviço e a universidade não mais reconhecida como uma instituição social mas como uma Organização pensada e conduzida a partir de premissas administrativas voltadas para o mercado.

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Publicado
2019-12-31
Seção
Dossiê: A generalização da ideia de empresa nas políticas sociais: características e implicações