Resistência natural das madeiras de cumaru, cedrinho e paricá submetidas a ensaios de deterioração de campo

  • Aline Pilocelli Universidade Federal de Mato Grosso
  • Diego Martins Stangerlin Universidade Federal de Mato Grosso
  • Roberto Lessa Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Darci Alberto Gatto Universidade Federal de Pelotas
  • Leandro Calegari Universidade Federal de Campina Grande
  • Elisangela Pariz
  • Felipe Susin Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a resistência natural da madeira de três espécies amazônicas submetidas a ensaios de deterioração em dois ambientes, campo aberto e floresta. Para tanto, foram utilizadas amostras de Dipteryx odorata (cumaru), Erisma uncinnatum (cedrinho) e Schizolobium amazonicum (paricá) com dimensões de 2 x 2 x 30 cm, sendo a maior destas no sentido axial. Durante oito meses, as amostras foram periodicamente pesadas e avaliadas por um critério de notas para determinação do percentual de perda de massa e do índice de deterioração, respectivamente. Adicionalmente, as amostras foram submetidas a ensaios não destrutivos de ultrassom, a partir dos quais foram determinados os módulos de elasticidade dinâmico durante os diferentes estágios de deterioração. A madeira de paricá apresentou a menor resistência natural considerando os valores apresentados de perda de massa e índice de deterioração. Com relação ao ambiente, as madeiras ensaiadas em campo aberto apresentaram a maior deterioração. A técnica de propagação de ondas ultrassonoras se mostrou eficaz para caracterizar a resistência natural, em especial para a madeira de paricá.

Biografia do Autor

Aline Pilocelli, Universidade Federal de Mato Grosso
Graduada em Engenharia Florestal, Instituto de Ciências Agraárias e Ambientais, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.
Diego Martins Stangerlin, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor Adjunto do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, Instituto de Ciências Agraárias e Ambientais, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.
Roberto Lessa Pereira, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Engenharia Industrial Madeireira, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas.
Darci Alberto Gatto, Universidade Federal de Pelotas
Professor Adjunto do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas.
Leandro Calegari, Universidade Federal de Campina Grande
Professor Adjunto do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Universitário de Patos.
Elisangela Pariz
Professora Assistente do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, Universidade de Cuiabá.
Felipe Susin, Universidade do Estado de Mato Grosso
Professor Substituto do Curso de Graduação de Engenharia Florestal, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Alta Floresta.
Publicado
2015-05-01
Seção
Artigo original (Original research)