DIVERSIDADE E HOMOFOBIA: COMO ABORDAR O TEMA NO ENSINO MÉDIO

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Bruna Bauer de Vargas
https://orcid.org/0000-0002-0146-5999
Ana Paula Santos da Silva
https://orcid.org/0000-0001-9782-9760
Tiago Eurico de Lacerda

Resumo

A escola certamente é um dos ambientes mais diversos da sociedade, no entanto a busca pela aceitação da diversidade e pelo respeito ao próximo ainda é um problema a ser constantemente trabalhado pelos educadores, fazendo parte do papel da escola como formadora de indivíduos amplamente saudáveis. Trabalhar ética e moral nas escolas é o caminho para instigar os estudantes a refletir sobre suas condutas com relação aos demais, questionando sobre a moral e valores previamente estabelecidos, discutindo questões como comportamento, respeito, aceitação e inclusão da diversidade. É a ética que nos permite buscar critérios para definirmos o que é ser bom, correto ou moralmente certo. O estudo da ética auxilia a problematizar as ações e buscar a reflexão. Assim, nos fornece um norte: alcançar uma conduta a partir de um bom senso. Este artigo, através de um estudo exploratório bibliográfico apresenta uma proposta de abordagem dos temas diversidade e homofobia através do uso das metodologias Rotação por Estações e Aprendizagem Baseada em Projetos. Nelas, o estudante deixa de ser passivo e passa a ser o principal ator do seu processo de ensino-aprendizagem. Com base no estudo da Ética, da Moral e da Pluralidade, sugerimos executar o processo através de 4 passos: Sensibilização, Problematização, Investigação e Conceitualização. Portanto, o artigo promove a busca do aluno como protagonista do debate e da desconstrução, e auxilia os professores a abordarem o assunto como tema transversal em suas aulas, exercendo assim a função social da escola frente as situações de preconceito, violência e evasão escolar. Como sugestão para trabalhos futuros, recomendamos aplicar o método e documentar os resultados.

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Como Citar
Vargas, B. B. de, Silva, A. P. S. da, & Lacerda, T. E. de. (2024). DIVERSIDADE E HOMOFOBIA: COMO ABORDAR O TEMA NO ENSINO MÉDIO. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 603-625. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23012
Seção
Artigos

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