GÊNERO, EDUCAÇÃO E ARTES VISUAIS: ACONTECIMENTOS E DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS

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Fabiana Lopes de Souza
https://orcid.org/0000-0002-6425-5526
Maria Cecilia Lorea Leite
https://orcid.org/0000-0002-9197-2299

Resumo

Considera-se que os assuntos sobre as questões relativas a corpo e sexualidade não são muito comuns no currículo escolar, seja pela omissão das/os gestoras/es ou até mesmo pela opção e/ou receio das/os próprias/os docentes. Assim, o presente texto, a partir de uma revisão bibliográfica, objetiva refletir sobre como alguns acontecimentos de censura em nosso país, nos últimos anos, e os documentos curriculares oficiais que excluem as abordagens sobre gênero, podem repercutir nas experiências sociais e culturais, direcionando as práticas curriculares na atualidade. Desse modo, são utilizados alguns aportes teóricos de autoras/es que discutem sobre gênero, diversidade e desigualdade, tais como: Biroli (2018); Lins, Machado e Escoura (2016). Além destes referenciais teóricos, apresenta-se ainda uma discussão sobre os episódios de censura ocorridos nos últimos anos, tanto nas Artes Visuais quanto na Educação. O primeiro episódio foi o fechamento da exposição Queermuseu, no Santander Cultural, em Porto Alegre, no ano de 2017; e o segundo se deve à censura do livro em quadrinhos da Marvel “Vingadores - A Cruzada das crianças” na Bienal do Livro do Rio, em 2019. Ademais, observa-se o fato de que assuntos sobre as questões de gênero não são mencionados no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo evidencia a relevância de um mundo mais plural. Para tanto é necessário a desconstrução dos pensamentos generificados que ainda se fazem presentes nas abordagens teóricas, e até mesmo nas práticas pedagógicas e curriculares das escolas.

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Como Citar
Lopes de Souza, F., & Lorea Leite, M. C. (2024). GÊNERO, EDUCAÇÃO E ARTES VISUAIS: ACONTECIMENTOS E DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 445-462. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23061
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação (PPGE/FAE/UFPel). Mestra em Artes Visuais (PPGAV/CA/UFPel). Especialista em Artes com área de concentração em Artes Visuais e Licenciada em Artes Visuais pelo Centro de Artes/UFPel. Bolsista CAPES.

Maria Cecilia Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas

 Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 8. É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas.  Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gestão democrática, educação jurídica, pedagogia jurídica, imagens da justiça, ensino superior e universidade.

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