ENSINO DE DANÇAS DE SALÃO: TRANSGREDINDO OS BINARISMOS DE GÊNERO

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Robson Teixeira Porto
https://orcid.org/0000-0001-5138-6175

Resumo

A pesquisa se insere no campo do ensino de danças de salão e tem como objetivo discutir proposições didático-pedagógicas que não estejam centradas em binarismos de gênero, sob uma perspectiva de uma pedagogia queer. As concepções tradicionais de dança de salão, muitas vezes objetificam o corpo feminino e ditam padrões de movimentos com base em papéis de gênero, assim como determinam que a condução deve ser monopólio dos homens, cabendo às mulheres apenas o papel passivo de seguir o condutor. Entretanto, a problematização destas questões sob uma perspectiva contemporânea, corrobora para uma educação inclusiva de pessoas não heterossexuais e com identidades de gênero não binárias, que geralmente são excluídas da comunidade das danças de salão. Esta investigação tem uma abordagem qualitativa e se configura como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005). O trabalho consiste em um recorte da pesquisa que desenvolvo no doutorado, com base na minha práxis, enquanto professor de dança em diferentes contextos educacionais. Este artigo possibilitou perceber os limites e as potencialidades das estratégias de ensino que desenvolvo nas aulas. Além disso, o diálogo com as teorias queer possibilitou questionar padrões heteronormativos da dança de salão tradicional, principalmente quanto aos estereótipos de gênero. Além de denunciar propostas heteronormativas e patriarcais de dança de salão,  buscou-se com este trabalho compartilhar possíveis estratégias de ensino inclusivas quanto às questões de gênero e diversidade.

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Como Citar
Porto, R. T. (2024). ENSINO DE DANÇAS DE SALÃO: TRANSGREDINDO OS BINARISMOS DE GÊNERO. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 626-639. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23099
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Robson Teixeira Porto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Dança Licenciatura (UFPel) , Especialista em Artes (UFPel), Mestre em Educação em Ciências (FURG) e Doutorando em Artes Cênicas (UFRGS).

Referências

Referências Bibliográficas

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