ELAS - EM MOVIMENTO, AÇÃO E INTERAÇÃO

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Renata Nasinhaka
https://orcid.org/0000-0003-1852-6097
Márcia Eliane Leindcker da Paixão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compartilhar os resultados preliminares do Projeto de Pesquisa intitulado "Mulheres, gênero e feminismos: conhecendo a trajetória dos grupos de pesquisa da UFSM", realizado pelo Grupo de estudos feministas ELAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir de uma investigação teórico-prática, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as pessoas responsáveis pela coordenação em cada grupo de pesquisa, no ano de 2020. O material coletado, após a transcrição, será submetido à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A justificativa para a pesquisa consiste no fato de que, historicamente, os estudos dedicados aos temas: mulheres, gênero e feminismos, permaneceu nas margens dos processos de construção social, educativo e político das mulheres. A busca pela igualdade como forma de justiça social que as mulheres buscavam, e ainda buscam, através do movimento feminista seguiu por diversos caminhos, influenciados por fatores culturais, sociais, econômicos, jurídicos e políticos. O crescente número de grupos de pesquisas que estudam o tema tem trazido resultados expressivos tanto para a academia, quanto para a sociedade civil. Assim, buscamos identificar a organização dos grupos de pesquisas registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que, por diferentes abordagens e metodologias, se dedicam ao estudo das mulheres, de gênero e dos feminismos. Contudo, as discussões preliminares apontam para a visibilidade e a necessidade de articulação coletiva no intuito de ações e parcerias que contribuam para as discussões e a promoção da igualdade de gênero dentro e fora da Universidade Federal de Santa Maria.

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Como Citar
Nasinhaka, R., & Paixão, M. E. L. da. (2024). ELAS - EM MOVIMENTO, AÇÃO E INTERAÇÃO. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 355-371. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23103
Seção
Artigos

Referências

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