NO FUNDO DE UM POÇO VAZIO: A SOLIDÃO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA ATRAVÉS DA PERSONAGEM CLEO, EM DO FUNDO DO POÇO SE VÊ A LUA

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Mario Augusto Lana Novais
https://orcid.org/0000-0002-5433-0860
João Luis Pereira Ourique
http://orcid.org/0000-0003-4113-5553

Resumo

Esse trabalho foi realizado no âmbito do Projeto de Pesquisa Amores Expressos: Identidades Ocultas (UFPel). Na investigação do projeto, elenca-se algumas representações de identidades às margens e/ou fragmentadas, na literatura contemporânea, restringindo-se às personagens produzidas no projeto literário Amores Expressos, idealizado pela Companhia das Letras em 2007. Uma dessas personagens é Cleo, uma mulher trans, protagonista do romance de Terron, Do Fundo Do poço se Vê a Lua (2010), objeto analítico desse artigo. Para a análise dela considerou-se perspectivas formuladas a partir da teoria da Literatura e Crítica Social. É importante, ainda, uma abordagem a partir da Teoria Queer. Foi realizada, portanto, uma revisão bibliográfica iniciada a partir da obra de David Willian Foster. Compreende-se aqui que a Teoria Queer foi a vertente mais viável para atingir o objetivo dessa produção, que é a construção de uma reflexão sobre a condição de solidão da personagem Cleo. Durante essa análise, entende-se que a personagem é atravessada pelas estruturas no machismo e da transfobia, braços fortes do patriarcado no controle dos corpos. Cleo acaba, invariavelmente, empreendendo uma busca solitária por sua identidade. Imersa em sua fragmentação, suas escolhas acabam levando-a para descaminhos entre a “fama” e o abuso de seu corpo no submundo da dança do ventre, na Cidade do Cairo, local onde é violentada e morta por mãos dos homens. Essa Análise se encaminha, ainda, à possibilidade de se traçar uma comparação interartística. Conclui-se que Terron tece em sua obra um enredo que se aproxima de paradigmas de representação arraigados nos conceitos da década de 80. Ao se realizar o confronto dessa obra com produções mais recentes, no contemporâneo, percebe-se mudanças nos paradigmas de representação de personagens LGBTQIA+ em nossa cultura.

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Como Citar
Novais, M. A. L., & Ourique, J. L. P. (2024). NO FUNDO DE UM POÇO VAZIO: A SOLIDÃO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA ATRAVÉS DA PERSONAGEM CLEO, EM DO FUNDO DO POÇO SE VÊ A LUA. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 676-697. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23113
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mario Augusto Lana Novais, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Letras Redação e Revisão de Textos,  pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista e Pesquisador em Literatura Contemporânea, nas linhas de pesquisa da Literatura Comparada e Teoria Queer através do Grupo de Pesquisa Icaro (UFPel).

João Luis Pereira Ourique, Universidade Federal de Pelotas

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e estágios de pós-doutorado realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e na Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, líder do Grupo de Pesquisa CNPq ICARO (UFPel) e pesquisador dos grupos de pesquisa CNPq Literatura e Autoritarismo (UFSM) e Laboratório de Formação e Estudos da Infância (UFPel).

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