NEGROS (IN)DÓCEIS: A PRODUÇÃO DO CONTROLE E DO PUNIR NO(S) CORPO(S) FEMININO(S) NEGRO(S) QUE HABITAM AS PRISÕES

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Hélen Rejane Silva Maciel Diogo
https://orcid.org/0000-0001-6893-8060
Tatiana de Mello Ribeiro
http://orcid.org/0000-0002-5916-2237

Resumo

A escrita apresenta os movimentos de pesquisa acerca dos corpos que habitam as prisões, a partir de uma perspectiva teórico crítica desenvolvida pela autora Juliana Borges e pelo autor Michel Foucault. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa na qual buscamos responder a seguinte questão: quais são os corpos, que habitam as prisões brasileiras? Nesse sentido, designamos os corpos negros como sujeitos (in)dóceis, submetidos as práticas de controle, de vigilância e de repressão, com intuito de abolir a sua representação simbólica e física, entendidas como princípios da colonialidade do poder, a qual se vale da observação e vigilância para ‘educar’ e enquadrar os corpos negros na norma. Além disso, problematizamos os altos índices de encarceramento das mulheres negras, principalmente como outro modo de aprisionamento que consolida cotidianamente o racismo e as práticas de opressão e violência contra as mulheres. Tendo assim, a sua liberdade inviabilizada   e cerceada em prol de uma dinâmica colonial, a qual justifica a preferência por determinados corpos na posição de dominados, a partir de um sistema que age de modo a legitimar o poder disciplinar.

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Como Citar
Diogo, H. R. S. M., & Ribeiro, T. de M. (2024). NEGROS (IN)DÓCEIS: A PRODUÇÃO DO CONTROLE E DO PUNIR NO(S) CORPO(S) FEMININO(S) NEGRO(S) QUE HABITAM AS PRISÕES. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 203-217. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23137
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hélen Rejane Silva Maciel Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Mestranda em Direito (PPGD – UFSC), Bacharela em Direito, Bacharela em Enfermagem (UFPEL), Especialização em Enfermagem do Trabalho (UNINTER), Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (UNINTER), Especialização em Ensino de Filosofia (UFPel),Pelotas,RS, Brasil.

Tatiana de Mello Ribeiro, IFRS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação/PPGE, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela na Universidade Federal de Santa Maria (2012). Graduada em Filosofia - Licenciatura Plena pela mesma Universidade (2010).Professora Substituta de Filosofia no IFRS - Campus Restinga, Porto Alegre,RS, Brasil.

Referências

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