COMUNIDADE LGBTQIA+ E AS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Considerando os escandalosos números de mortes de indivíduos pertencentes à comunidade LGBTQIA+, fruto da discriminação e do preconceito que ceifam o direito à vida desses indivíduos, o artigo em tela tem como objetivo refletir sobre as condições de acesso e permanência da comunidade LGBTQIA+ ao ensino superior. Para tanto, o estudo contou com as contribuições teóricas de Jesus, Souza e Silva (2015); Souza (2015); Acosta (2019); Vieira Junior (2019) e entre outros. Enquanto percurso metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa e combina estratégias de levantamento e análise de produções científicas recolhidas junto às bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCieLo); e Google Acadêmico, no período de 2007 a 2021. Resulta da análise o entendimento que, para a comunidade LGBTQIA+, as condições de acesso e permanência no ensino superior são reflexos de um contexto histórico de privação e exclusão ainda vividos na educação básica, dificultando os percursos formativos e de vida dessa comunidade. A perpetuação da lógica capitalista, patriarcal, racista e sexista da sociedade, revela contornos cruéis quanto à sobrevivência e dignidade humana dos indivíduos que assumem identidades divergentes da cisheteronormatividade. Assim, faz-se necessário pensar políticas públicas que ampliem as possibilidades de acesso e permanência desses sujeitos nas universidades, mas também, que os espaços de ensino produzam uma sociabilidade inclusiva, assumindo uma concepção de educação integral e sem reforço de diferenças. Tal proposição não se dará de forma imediata, e requer vontade política de todos àqueles que fazem a escola, a universidade e os sistemas públicos e privados de ensino no Brasil.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Rebouças, W. A. S., Marinho, I. da C., & Silva, Y. R. C. da. (2024). COMUNIDADE LGBTQIA+ E AS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 582-602. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23142
Edição
Seção
Artigos
Para baixar a Declaração de Direitos Autorais CLIQUE AQUI
Referências
ACOSTA, T. Evasão ou expulsão escolar de gays afeminados e travestis das instituições escolares e as vidas que não podem ser vividas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 13, n. 20, 27 ago. 2019. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
FERREIRA, R. C.; SIQUEIRA, M. V. S. O gay no ambiente de trabalho: análise dos efeitos de ser gay nas organizações contemporâneas. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Brasília, Distrito Federal, 126p.
FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
IPEA. Atlas da Violência 2021. — São Paulo: FBSP, 2021. Disponível em:. Acesso em: 18 out. 2021.
JESUS, C. C. de; SOUZA, E. de J.; SILVA, J. P. da. Diversidade Sexual na Escola: reflexões sobre as concepções de professores/as. Bagoas, [s. l], v. 9, n. 13, p. 279-298, 2015. Disponível em:. Acesso em: 17 out. 2021.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LOURO, G. L. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MEDEIROS, M. O trabalhador homossexual, o direito à identidade sexual e a não discriminação no trabalho. In: POCAHY, Fernando. (Org.). Rompendo o silêncio: homofobia e heterossexismo na sociedade contemporânea. Porto Alegre: Nuances, 2007.
MENEZES, M. dos S.; OLIVEIRA, A. C. de; NASCIMENTO, A. P. L. LGBT e mercado de trabalho: uma trajetória de preconceitos e discriminações. In: Conferência Internacional de Estudos Queer, 2018. Disponível em: trabalho_ev106_md1_sa7_id186_04032018135735.pdf (editorarealize.com.br). Acesso em: 20 out. de 2021.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005, 80 p.
OLIVEIRA, J. F. de; HEY, A. P.; CATANI, A. M.; AZEVEDO, M. Democratização do acesso e inclusão na educação superior no Brasil. In: Marluce Bittar, João Ferreira de Oliveira, Marília Marosini (Orgs). Educação Superior no Brasil – 10 anos pós-LDB – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em:. Acesso em: 20 out. 2021.
OLIVEIRA, J. M. D. de; MOTT, L. (Orgs). Mortes violentas de LGBT+ no Brasil – 2019: Relatório do grupo Gay da Bahia: salvador, 2020. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2021.
SANTOS, J. B. dos; ARAÚJO, E. J. M. Estudantes lgbt no âmbito universitário: da permanência à resistência. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em:. Acesso em: 02 out. 2021.
SANTOS, M. B. A. dos. Impactos da homofobia no acesso e permanência na escola. 2016. 30 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gênero e Diversidade na Escola, Universidade Federal de Minas Gerais – Ufmg, Belo Horizonte, 2016. Disponível em:. Acesso em: 24 out. 2021.
SILVA, C. P. da; BARRETO, E. S. O bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 10, n. 14, 3 mar. 2016. Disponível em:. Acesso em: 02 out. 2021.
SOUZA, M. H. de. A militância LGBT na universidade: um estudo de caso do coletivo kiu. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estudos Interdisciplinares Sobre A Universidade, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em:. Acesso em: 24 out. 2021.
STOODI. Movimento LGBT: o que é, história e muito mais! 2021. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2021.
TONET, I. Um novo horizonte para a educação. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas [e-ISSN: 2527-0141], 3(2), 03-26, 2018. Disponível em:. Acesso em: 23 jan. de 2021.
VIEIRA JUNIOR, J. I. Vivência LGBT na UFERSA. 2019. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Engenharia e Tecnologia - Det, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa, Mossoró, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/4657/1/Jos%C3%A9IVJ_ART.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
FERREIRA, R. C.; SIQUEIRA, M. V. S. O gay no ambiente de trabalho: análise dos efeitos de ser gay nas organizações contemporâneas. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Brasília, Distrito Federal, 126p.
FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
IPEA. Atlas da Violência 2021. — São Paulo: FBSP, 2021. Disponível em:
JESUS, C. C. de; SOUZA, E. de J.; SILVA, J. P. da. Diversidade Sexual na Escola: reflexões sobre as concepções de professores/as. Bagoas, [s. l], v. 9, n. 13, p. 279-298, 2015. Disponível em:
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LOURO, G. L. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MEDEIROS, M. O trabalhador homossexual, o direito à identidade sexual e a não discriminação no trabalho. In: POCAHY, Fernando. (Org.). Rompendo o silêncio: homofobia e heterossexismo na sociedade contemporânea. Porto Alegre: Nuances, 2007.
MENEZES, M. dos S.; OLIVEIRA, A. C. de; NASCIMENTO, A. P. L. LGBT e mercado de trabalho: uma trajetória de preconceitos e discriminações. In: Conferência Internacional de Estudos Queer, 2018. Disponível em: trabalho_ev106_md1_sa7_id186_04032018135735.pdf (editorarealize.com.br). Acesso em: 20 out. de 2021.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005, 80 p.
OLIVEIRA, J. F. de; HEY, A. P.; CATANI, A. M.; AZEVEDO, M. Democratização do acesso e inclusão na educação superior no Brasil. In: Marluce Bittar, João Ferreira de Oliveira, Marília Marosini (Orgs). Educação Superior no Brasil – 10 anos pós-LDB – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em:
OLIVEIRA, J. M. D. de; MOTT, L. (Orgs). Mortes violentas de LGBT+ no Brasil – 2019: Relatório do grupo Gay da Bahia: salvador, 2020. Disponível em:
SANTOS, J. B. dos; ARAÚJO, E. J. M. Estudantes lgbt no âmbito universitário: da permanência à resistência. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em:
SANTOS, M. B. A. dos. Impactos da homofobia no acesso e permanência na escola. 2016. 30 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gênero e Diversidade na Escola, Universidade Federal de Minas Gerais – Ufmg, Belo Horizonte, 2016. Disponível em:
SILVA, C. P. da; BARRETO, E. S. O bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 10, n. 14, 3 mar. 2016. Disponível em:
SOUZA, M. H. de. A militância LGBT na universidade: um estudo de caso do coletivo kiu. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estudos Interdisciplinares Sobre A Universidade, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em:
STOODI. Movimento LGBT: o que é, história e muito mais! 2021. Disponível em:
TONET, I. Um novo horizonte para a educação. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas [e-ISSN: 2527-0141], 3(2), 03-26, 2018. Disponível em:
VIEIRA JUNIOR, J. I. Vivência LGBT na UFERSA. 2019. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Engenharia e Tecnologia - Det, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa, Mossoró, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/4657/1/Jos%C3%A9IVJ_ART.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.