COMUNIDADE LGBTQIA+ E AS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

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Willame Anderson Simões Rebouças
https://orcid.org/0000-0003-0269-2824
Iasmin da Costa Marinho
https://orcid.org/0000-0002-5575-1309
Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva
https://orcid.org/0000-0001-9121-8811

Resumo

Considerando os escandalosos números de mortes de indivíduos pertencentes à comunidade LGBTQIA+, fruto da discriminação e do preconceito que ceifam o direito à vida desses indivíduos, o artigo em tela tem como objetivo refletir sobre as condições de acesso e permanência da comunidade LGBTQIA+ ao ensino superior. Para tanto, o estudo contou com as contribuições teóricas de Jesus, Souza e Silva (2015); Souza (2015); Acosta (2019); Vieira Junior (2019) e entre outros. Enquanto percurso metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa e combina estratégias de levantamento e análise de produções científicas recolhidas junto às bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCieLo); e Google Acadêmico, no período de 2007 a 2021. Resulta da análise o entendimento que, para a comunidade LGBTQIA+, as condições de acesso e permanência no ensino superior são reflexos de um contexto histórico de privação e exclusão ainda vividos na educação básica, dificultando os percursos formativos e de vida dessa comunidade. A perpetuação da lógica capitalista, patriarcal, racista e sexista da sociedade, revela contornos cruéis quanto à sobrevivência e dignidade humana dos indivíduos que assumem identidades divergentes da cisheteronormatividade. Assim, faz-se necessário pensar políticas públicas que ampliem as possibilidades de acesso e permanência desses sujeitos nas universidades, mas também, que os espaços de ensino produzam uma sociabilidade inclusiva, assumindo uma concepção de educação integral e sem reforço de diferenças. Tal proposição não se dará de forma imediata, e requer vontade política de todos àqueles que fazem a escola, a universidade e os sistemas públicos e privados de ensino no Brasil.

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Como Citar
Rebouças, W. A. S., Marinho, I. da C., & Silva, Y. R. C. da. (2024). COMUNIDADE LGBTQIA+ E AS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 582-602. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23142
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Willame Anderson Simões Rebouças, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação - FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESU/MEC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sexualidade, Educação e Cultura - GEPESEC. Enquanto pesquisador, desenvolve estudos voltados à comunidade LGBTQIA+ e às questões de gênero e sexualidade na educação.

Iasmin da Costa Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vinculada ao Departamento de Educação na área de Política e planejamento; Estágio em Espaço Escolar e Não Escolar. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha Estado, Sociedade e Educação. Doutora em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Concluiu Pedagogia Licenciatura Plena na Universidade Estadual do Ceará (UECE). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA), coordenado pela Prof. Dra. Sofia Lerche Vieira (UECE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES) na UERN .Desenvolve pesquisas sobre Administração/Gestão Escolar; Políticas Educacionais, Desigualdades Educacionais e Formação de professores.

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SESu/MEC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (UERN/CNPq). Membro do projeto de extensão Estudos Indisciplinares em Violência, Educação e Sociedade - EIVE (FE/UERN). Participante do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação - CLAA.

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