PROTAGONISMO DAS MULHERES NA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO PADRE EZEQUIEL RAMIN

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Aureni Almeida de Miranda
https://orcid.org/0000-0002-4481-970X
Catiane Cinelli
https://orcid.org/0000-0002-7006-0098

Resumo

O presente artigo, resultado de pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Rondônia (2019), reflete sobre as experiências vividas no processo educativo das mulheres na luta pela terra no Assentamento Padre Ezequiel Ramin. A pesquisa iniciou-se com a problemática em torno das trajetórias de luta pela terra expressas nos processos de educação do Assentamento Padre Ezequiel Ramin, no município de Mirante da Serra, Rondônia. Orientou-se pelo objetivo geral de analisar o protagonismo das mulheres para a constituição do assentamento. Como objetivo específico, buscou-se: identificar os processos formativos realizados na história de organização do assentamento; descrever os fatores sociais que contribuíram com a luta das mulheres; e compreender os limites no processo de luta na caminhada das mulheres. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, por meio das técnicas de observação participante nos encontros de mulheres do movimento e entrevistas semiestruturadas com oito (8) mulheres, realizadas durante visitas a suas casas. A pesquisa constatou que, com a luta, a vida das mulheres melhorou, tanto em conhecimento, quanto em autonomia. Percebeu-se que é uma comunidade pedagógica que ensina as práticas educativas, transforma o convívio privado de doméstica em outras atividades que as tornam mais potentes nos conhecimentos sociais. Apontou-se desafios como vencer o medo e avançar em direção a relações de gênero igualitárias.

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Como Citar
Miranda, A. A. de, & Cinelli, C. (2024). PROTAGONISMO DAS MULHERES NA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO PADRE EZEQUIEL RAMIN. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 321-336. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23232
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Aureni Almeida de Miranda, UNIR (Universidade Federal de Rondônia)

Licenciada em Educação do Campo pela Unir, Campus Rolim de Moura

Catiane Cinelli, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta no curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016), na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação, com bolsa Capes; Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI, 2012),com bolsa CAPES; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas/Celer Faculdades (2010). Graduada em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Crianças, Jovens e Adultos, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS, 2007). Atua na Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Populares, em especial com Mulheres Camponesas. Pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas, no D'Generus.

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