PARA LER (PO)ETICAMENTE O IMAGINÁRIO OCEÂNICO

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lucas lins
http://orcid.org/0000-0002-8599-538X
Kaciano Barbosa Gadelha
http://orcid.org/0000-0001-5943-0791
Lúcia de Fátima Socoowski de Anello
http://orcid.org/0000-0002-9139-9584

Resumo

fundada em e circunscrita a um exercício performativo de uma suposta neutralidade da linguagem científica, a Oceanografia, inserida no que se tem chamado de Ciências do Mar, tem se mostrado, apesar de insurgências contra-hegemônicas, fixada aos pilares onto-epistemológicos da modernidade, (re)produzindo e fazendo reproduzir, em sua formação acadêmico-profissional, discursos e condutas que perpetuam e fortalecem as estruturas colonizadas e colonizadoras do Mundo Ordenado, silenciando outras narrativas. dado que essa configuração tem se mostrado, além de fechada em si mesma, insuficiente em responder questões mais complexas, (me) proponho a pensar, aqui, a partir de posicionamentos críticos situados, normativo-dissidentes, feministas, queer/cuír, antirracistas, anticapitalistas, ambientalistas, de(s)coloniais, mas principalmente pela poética negra feminista, para além de um diálogo (que sempre-já ocorre) entre o campo e as ditas Ciências Humanas e Sociais, de outro modo, especulando a propósito da (ao mesmo tempo que busco rasgar e encontrar as aberturas para a) possibilidade de uma relação implicada nos/com os ambientes aquáticos, costeiros, oceânicos, mergulhando, para isso, nas ficções do imaginário coletivo esvaziado de outras componentes que não as concepções estruturantes desse arquivo oceânico, tomando como proposição (po)ética a rota (de fuga) de uma oceanologia do mundo implicado, que busca se posicionar de modo a não repetir as configurações fractais da violência colonial/racial/capital constituintes próprias do sistema do Mundo Ordenado.

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Como Citar
lins, lucas, Gadelha, K. B., & Anello, L. de F. S. de. (2024). PARA LER (PO)ETICAMENTE O IMAGINÁRIO OCEÂNICO. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 523-544. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23243
Seção
Artigos
Biografia do Autor

lucas lins, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

bacharel em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Kaciano Barbosa Gadelha, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim (2014); professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação na Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG); coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-FURG); membro do NuSEX do PPGAS/Museu Nacional.

Lúcia de Fátima Socoowski de Anello, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA-FURG) (2009); professora do Instituto de Oceanografia na Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG); pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP-FURG).doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim (2014); professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação na Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG); coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-FURG); membro do NuSEX do PPGAS/Museu Nacional.

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