DESCOLONIZAR O SABER DESDE UMA PEDAGOGIA FEMINISTA DECOLONIAL

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luciana Alves dombkowitsch
marcia alves da silva

Resumo

Grada Kilomba diz que o colonialismo é uma ferida que nunca foi tratada. Uma ferida que dói sempre, por vezes infecta, e outras vezes sangra. Esse texto tem como ponto de partida pensar como a educação na América Latina se forja, fundada em uma episteme hegemonicamente eurocêntrica do saber tida como universal. Se propõe a problematizar a educação formal/informal, constituída a partir de um sistema mundo moderno colonial, segundo o qual, as relações de colonialidade são fundantes da modernidade. Essa proposta busca pensar a descolonização do saber como uma forma de resistência e insurgência em face das condições impostas pela colonialidade do poder. Como forma de resistência, busca alternativas em uma pedagogia feminista decolonial. Tal proposta se justifica, pela urgência de uma pedagogia feminista decolonial que transforme o modelo tradicional de educação, rompendo com a lógica universal do conhecimento moderno/colonial que articula as mais diversas formas de opressão, dentre elas, as de classe, raça e gênero. A pesquisa propõe então, um diálogo entre as teorias feministas decolonial e as teorias fundantes da interseccionalidade, tendo por base os diversos marcadores sociais da diferença. Esse estudo propõe através desta metodologia, buscar romper com esse conhecimento eurocentrado que se tornou hegemônico, e eliminar o sistema que alimenta diversas opressões, especialmente nos povos do Sul global, a partir de uma episteme que retroalimenta a colonialidade do poder e, consequentemente, a colonialidade de gênero. Contra a colonialidade do saber é urgente uma estratégia de decolonialidade da educação, como a única forma de romper-se com o monismo científico. A partir de uma epistemologia do sul global será possível romper com a geopolítica que impõe o eurocentrismo como a única e dominante ideologia, episteme, epistemologia e metodologia do conhecimento.

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Como Citar
dombkowitsch, luciana A., & da silva, marcia alves. (2024). DESCOLONIZAR O SABER DESDE UMA PEDAGOGIA FEMINISTA DECOLONIAL. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 285-302. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23246
Seção
Artigos
Biografia do Autor

luciana Alves dombkowitsch, Universidade Católica de Pelotas

advogada, professora, especialista em direito do trabalho, mestre em direito e justiça social pela Furg e doutoranda em políticas públicas e direitos humanos pela UCPEL

marcia alves da silva, universidade federal de pelotas

mestre em educação pela universidade federal de pelotas, doutora em educação pela universidade do vale do rio dos sinos e pós-doutora em educação pela PUC/RS, profesora titular da universidade federal de pelotas do PPG em Educação.

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