A ATUAÇÃODAS MULHERES DO NORTE NA LUTA PELA TERRA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atuação de mulheres indígenas Apinajés e de uma liderança ribeirinha na luta pela terra, buscando destacar a luta da mulher em territórios tradicionais enfatizando as ações femininas desenvolvidas nas comunidades que ocupam, e os processos de resistência enfrentados por elas. As comunidades em estudo situam-se na região Norte do Brasil, tratando-se especificamente do estado do Tocantins. Desse modo, busca-se apresentar como lideranças femininas apinajés desenvolveram práticas educativas em suas comunidades, com atuações voltadas para a prevenção da Covid-19, segurança alimentar e outras demandas territoriais. É notório que as mulheres, passaram a ocupar a função de lideranças em suas comunidades com mais recorrência, delineando mudanças estruturais na questão de gênero, nesse sentido, analisamos essas concepções a partir de duas perspectivas culturais, através da educação não formal, por entender que nessas comunidades os conhecimentos e saberes são perpetuados pela oralidade e práticas do cotidiano. Da mesma forma, que destacamos o processo político e educativo dos movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), imprimem sentidos e significados de luta e resistências por territórios em disputa, como a população ribeirinha do Acampamento Coragem enfrenta atualmente, tendo na representação da comunidade uma mulher, negra, ribeirinha e pescadora a atuação nos processos de permanência na terra. Por meio disso, este trabalho enfatiza a atuação de mulheres em diferentes contextos, seja na luta pela terra, nas ações voltadas para a prevenção da COVID -19, e nos processos educativos protagonizados por elas. Com isso, a atuação dessas mulheres destacam o protagonismo de mulheres indígenas e ribeirinhas na luta pela terra e em seus processos de resistência.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Machado, L. M., & Torres, C. A. (2024). A ATUAÇÃODAS MULHERES DO NORTE NA LUTA PELA TERRA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 337-354. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23286
Edição
Seção
Artigos
Para baixar a Declaração de Direitos Autorais CLIQUE AQUI