A ATUAÇÃODAS MULHERES DO NORTE NA LUTA PELA TERRA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laylson Mota Machado
https://orcid.org/0000-0002-4400-309X
Carina Alves Torres

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atuação de mulheres indígenas Apinajés e de uma liderança ribeirinha na luta pela terra, buscando destacar a luta da mulher em territórios tradicionais enfatizando as ações femininas desenvolvidas nas comunidades que ocupam, e os processos de resistência enfrentados por elas. As comunidades em estudo situam-se na região Norte do Brasil, tratando-se especificamente do estado do Tocantins. Desse modo, busca-se apresentar como lideranças femininas apinajés desenvolveram práticas educativas em suas comunidades, com atuações voltadas para a prevenção da Covid-19, segurança alimentar e outras demandas territoriais. É notório que as mulheres, passaram a ocupar a função de lideranças em suas comunidades com mais recorrência, delineando mudanças estruturais na questão de gênero, nesse sentido, analisamos essas concepções a partir de duas perspectivas culturais, através da educação não formal, por entender que nessas comunidades os conhecimentos e saberes são perpetuados pela oralidade e práticas do cotidiano. Da mesma forma, que destacamos o processo político e educativo dos movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), imprimem sentidos e significados de luta e resistências por territórios em disputa, como a população ribeirinha do Acampamento Coragem enfrenta atualmente, tendo na representação da comunidade uma mulher, negra, ribeirinha e pescadora a atuação nos processos de permanência na terra. Por meio disso, este trabalho enfatiza a atuação de mulheres em diferentes contextos, seja na luta pela terra, nas ações voltadas para a prevenção da COVID -19, e nos processos educativos protagonizados por elas. Com isso, a atuação dessas mulheres destacam o protagonismo de mulheres indígenas e ribeirinhas na luta pela terra e em seus processos de resistência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Machado, L. M., & Torres, C. A. (2024). A ATUAÇÃODAS MULHERES DO NORTE NA LUTA PELA TERRA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 337-354. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23286
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Laylson Mota Machado, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel). Mestre em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (PPGCULT - UFT). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins. É membro do Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA - UFMA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e do Desenvolvimento, Estudos Culturais; Deslocamentos Compulsórios, e Populações Atingidas. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Carina Alves Torres, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Mestra em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins. Membra do grupo de estudo "Mariposas: minorias sociais, resistências e práticas de transformação" . Possui experiência em educação intercultural indígena, sociologia urbana com ênfase em contatos interétnicos e marcadores sociais da diferença (gênero) e (etnia), pesquisando a etnia Apinajé situada no extremo norte do Tocantins.