O QUE É POSSÍVEL APRENDER ASSISTINDO SÉRIES: ANNE WITH AN E A POTÊNCIA DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS

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José Rodolfo Lopes da Silva
https://orcid.org/0000-0002-8719-202X
Anderson Ferrari
Iuli do Carmo Melo

Resumo

As pedagogias culturais oportunizam um olhar diferenciado para educação prezando pelas múltiplas formas de ser, estar, ensinar e aprender dos sujeitos. Valendo-nos dessa possibilidade e apoiados na perspectiva pós-estruturalista, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a série Anne with E. Uma produção que, baseada no livro de Anne de Green Gables, que traz  elementos discursivos e cenográficos, para se pensar as relações de gênero e explorar as potencialidades das pedagogias culturais. Desse modo, quando questionamos o que é possível aprender assistindo séries? Nos concentrando na representação de feminilidade expressa na personagem Anne, analisamos de que s em c forma os omo os modos de endereçamento (ELLSWORTH,2001), da produção podem afetar masculinidades e feminilidades educando para possibilidades de desconstrução de aspectos agressivos referente a masculinidades e submissão de feminilidades atribuídos como naturais de caráter essencialista produzindo circunstâncias de violência e discriminação. Portanto, nos concentramos na representação de feminilidade expressa por Anne.

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Como Citar
Lopes da Silva, J. R., Ferrari, A., & Melo, I. do C. (2024). O QUE É POSSÍVEL APRENDER ASSISTINDO SÉRIES: ANNE WITH AN E A POTÊNCIA DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 426-444. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23311
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Rodolfo Lopes da Silva

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Relações de Gênero e Sexualidades pela UFJF e membro do grupo de estudos e pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças (POC’s) da UFPel.

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