O QUE É POSSÍVEL APRENDER ASSISTINDO SÉRIES: ANNE WITH AN E A POTÊNCIA DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Rodolfo Lopes da Silva
https://orcid.org/0000-0002-8719-202X
Anderson Ferrari
Iuli do Carmo Melo

Resumo

As pedagogias culturais oportunizam um olhar diferenciado para educação prezando pelas múltiplas formas de ser, estar, ensinar e aprender dos sujeitos. Valendo-nos dessa possibilidade e apoiados na perspectiva pós-estruturalista, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a série Anne with E. Uma produção que, baseada no livro de Anne de Green Gables, que traz  elementos discursivos e cenográficos, para se pensar as relações de gênero e explorar as potencialidades das pedagogias culturais. Desse modo, quando questionamos o que é possível aprender assistindo séries? Nos concentrando na representação de feminilidade expressa na personagem Anne, analisamos de que s em c forma os omo os modos de endereçamento (ELLSWORTH,2001), da produção podem afetar masculinidades e feminilidades educando para possibilidades de desconstrução de aspectos agressivos referente a masculinidades e submissão de feminilidades atribuídos como naturais de caráter essencialista produzindo circunstâncias de violência e discriminação. Portanto, nos concentramos na representação de feminilidade expressa por Anne.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lopes da Silva, J. R., Ferrari, A., & Melo, I. do C. (2024). O QUE É POSSÍVEL APRENDER ASSISTINDO SÉRIES: ANNE WITH AN E A POTÊNCIA DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 426-444. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v1i1.2064
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Rodolfo Lopes da Silva

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Relações de Gênero e Sexualidades pela UFJF e membro do grupo de estudos e pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças (POC’s) da UFPel.

Referências

CASTRO, Roney Polato . Pedagogias Religiosas no combate à ideologia de Gênero: efeitos de Saber- poder e verdade. - In:38º REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, Anais.: ANPED, 2017.São Luíz do Maranhaão, GT4. Trabalho.

CONNELL, Raywen. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, n.20, v.2, p.185-206, 1995.

CRUZ, Sabrina Uzêda da. A Representação da Mulher na Mídia: Um olhar Feminista sobre a propaganda de cerveja. disponivel em acesso em outubro de 2017.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. da (Org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 151-162, jan./jun. 2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999.

________. Microfísica do poder. 13. ed. Tradução e Organização Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

GIROUX, Henry. A disneyzação da cultura infantil. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: a dimensão global. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

_______. Conhecer, pesquisar, escrever... Revista Educação, Sociedade & Culturas, n. 25, Universidade do Porto, 2007, p. 235-245.

_______. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições (Unicamp). Campinas, SP, v. 19 (2), p. 17-23, 2008.

SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, SC, v. 09, n. 01, p. 09-21, 2001.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre: Editora UFRGS, vol. 20, n.2, 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: Autores Associados, n. 23, p. 5-15, AGO. 2003.