O EFEITO DA AUSÊNCIA DE DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NA ESCOLA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho tem como pretensão a reflexão sobre a ausência de discussões sobre gênero e sexualidades na escola e seus efeitos na produção e manutenção da LGBTfobia no ambiente escolar, tendo como foco as percepções de estudantes da EJA de uma escola pública de Pelotas/ RS. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionários e a análise pautou-se na análise temática de conteúdo. Os resultados apontam desconhecimentos sobre o assunto e detecta a forte presença da LGBTfobia no espaço escolar. Destaca-se que tais resultados foram aferidos em período anterior a pandemia de COVID-19. A população LGBTQIA+ é um dos grupos mais afetados pelo período pandêmico onde pode ser observado aumento no índice de violência contra as sexualidades dissidentes, cerceamento do acesso à atendimento de saúde, desemprego, insegurança alimentar, dentre outros. Conclui-se que o agravamento da rejeição à diversidade sexual no ambiente escolar é um dos efeitos da ausência de discussões sobre essas temáticas na grade curricular. Defende-se que é de fundamental importância a inserção das temáticas de gênero e sexualidades na grade curricular da formação inicial docente e cursos de formação continuada que promovam inclusão, entendimento e respeito às diferentes identidades sexuais e de gênero na escola.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Pereira dos Santos, L., & Alves Lagôa Júnior, J. (2024). O EFEITO DA AUSÊNCIA DE DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES NA ESCOLA. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(1), 545-564. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/26350
Edição
Seção
Artigos
Para baixar a Declaração de Direitos Autorais CLIQUE AQUI