ARQUEOLOGIA POLÍTICA DA LOUCURA: UM CORPO DESARRAZOADO
Resumo
Este artigo, ao conceituar a ideia de arqueologia política do saber, propõe algumas referências históricas sobre o que denomino de corpo desarrazoado a partir do primeiro capítulo de História da Loucura, mais especificamente, a partir do tema da lepra no livro. Esta discussão pretende dar uma resposta ao problema da dissociação entre desrazão e loucura levantado a respeito do livro, mostrando que o discurso de desrazão tem como solo histórico o modo pelo qual Foucault fundamentou sua ideia de exclusão do leproso. O artigo termina avaliando o tema da exclusão do leproso por meio das considerações de Foucault sobre o modelo da peste.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)