Diagramas para o Antilogismo de Ladd
Resumo
Christine Ladd (aka Christine Ladd-Franklin) propôs, em 1881, um tratamento da Silogística Categórica, conhecido como “Antilogismo”, que consiste no teste de inconsistência da tríade de proposições categóricas formada pelas premissas e pela negação da conclusão de um Silogismo. A vantagem desse tratamento consiste em utilizar uma única forma válida, se o Antilogismo é expresso em termos algébricos. Utilizo ideias incorporadas em métodos diagramáticos que desenvolvi para a Silogística Categórica – o Método de Gardner e o Método de Gardner-Peirce – para fornecer uma expressão gráfica ao Antilogismo de Ladd.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)