A IMAGINAÇÃO DIALÉTICA DE HABERMAS ENTRE O NATURALISMO E A RELIGIÃO: UMA RECONSTRUÇÃO NORMATIVA DO MUNDO DA VIDA PÓS-SECULAR
Resumo
A concepção habermasiana do papel, do potencial normativo e dos limites da religião na esfera pública se desenvolve, se transforma e evolui ao longo das diferentes etapas do seu profícuo pensamento teórico-crítico. Neste artigo, proponho-me a revisitar tal concepção, partindo de sua autoavaliação enquanto constelação do pensamento pós-metafísico, atendo-me apenas ao seu inacabado programa de reconstrução normativa do mundo da vida (Lebenswelt) pós-secular em democracias pluralistas, à luz de algumas das suas contribuições seminais e interlocuções com a teologia política de Johann Baptist Metz, a ideia de publicidade (Öffentlichkeit) e públicos (publics) de Nancy Fraser e a reformulação do problema das formas de vida social, alienação e reificação em Rahel Jaeggi (Kritik von Lebensformen). Proponho, destarte, situar uma teoria crítica da libertação como um exemplo concreto particular da crítica permanente de formas de vida que nos permitem melhor explicitar os aspectos comunicativos e intersubjetivos da reprodução social e seu potencial normativo emancipatório em práticas cotidianas voltadas para o reconhecimento e o entendimento mútuos em solidariedade com os excluídos, suscetíveis de justificação discursivo-normativa numa esfera pública (Öffentlichkeit) tradicionalmente dominada por interesses oligárquicos, autoritários e elitistas, como tem sido historicamente o caso do ethos social brasileiro.Referências
ALLEN, A. The End of Progress: Decolonizing the Normative Foundations of Critical Theory. New York: Columbia University Press, 2016.
______; MENDIETA, E. From Alienation to Forms of Life: The Critical Theory of Rahel Jaeggi. Penn State University Press: 2018.
ARAÚJO, L. B. L. Luiz Bernardo Leite. Religião e Modernidade em Habermas. São Paulo: Editora Loyola, 1996.
ARENDT, H. Lectures on Kant's Political Philosophy. University of Chicago Press, 2014.
BAHRAM, M. “Habermas, Religion, and Public Life”. Journal of Contemporary Religion 28:3 (2013): p. 353-367.
BENHABIB, S. Situating the Self. Gender, Community and Postmodernism in Contemporary Ethics. Polity Press, 1992.
______. Critique, Norm and Utopia. A Study of the Foundations of Critical Theory. New York, Columbia University Press, 1986.
BENJAMIN, W. The Origin of German Tragic Drama. Trans. John Osbourne, Introduction by George Steiner. London: Verso, 1985.
BERGER, J. “The Linguistification of the Sacred and the Delinguistification of the Economy”. In: HONNETH, Axel & Hans JOAS (orgs.) Comunicative Action. Essays on Jürgen Habermas’s The Theory of Communicative Action. Translated by Jeremy Gaines and Doris L. Jones. Cambridge: Polity Press, 1991.
BERGER, P. (org.). The Desecularization of the World. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1999.
BLOCH, E. Atheism in Christianity. The Religion of the Exodus and the Kingdom. London: Verso, 2009.
BRODD, J.; et al. Invitation to world religions. Oxford: Oxford University Press, 2018.
BUCK-MORSS, S. The origin of negative dialectics. Theodor W. Adorno, Walter
Benjamin and the Frankfurt Institute. New York: Free Press, 1979.
CALHOUN, C, MENDIETA, E.; VANANTWERPEN, J. (orgs.). Habermas and Religion. New York: John Wiley & Sons, 2013.
CAPUTO, John. Demythologizing Heidegger. Bloomington: Indiana University Press, 1993.
CARTER, J. A. Metaepistemology and Relativism. New York: Palgrave Macmillan, 2016.
CELIKATES, R. Critique as social practice: Critical theory and social self-understanding. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2018.
DE OLIVEIRA, N. Tractatus practico-theoreticus. Porto Alegre: Editora FI/Editora da UCS, 2016a.
______. Tractatus politico-theologicus. Porto Alegre: Editora FI/Editora da UCS, 2016b.
DE OLIVEIRA, N.; DUTRA, D. “Towards a Brazilian Critical Theory of Justice: Social Liberation, Public Justification, and Normative Reconstruction.” Dissertatio 47 (2018): p. 34-53.
DUSSEL, E. La Filosofía de la Liberación ante los estudios poscoloniales y subalternos y la Posmodernidad. Filosofías del Sur. Descolonización y Transmodernidad. México: Ediciones Akal, 2015.
FORST, R. Contextos da justiça. Para além de liberalismo e comunitarismo. Trad. D.L. Werle. São Paulo: Boitempo, 2010.
______. Justification and Critique: Towards a Critical Theory of Politics. New York: Wiley, 2013.
______. The Right to Justification: Elements of a Constructivist Theory of Justice. Trad. Jeffrey Flynn. Columbia University Press, 2011.
FRASER, N. “Rethinking the Public Sphere”. In: CALHOUN, Craig J. (Org.). Habermas and the public sphere. Cambridge: MIT Press, 1992, p. 109–142.
______. Justice Interruptus. Critical Reflections on the ‘Post-Socialist' Condition, New York and London: Routledge, 1997.
GILLOCH, G. Walter Benjamin: Critical Constellations. Malden, MA: Blackwell, 2002.
GOMES, N. “Summum Bonum”. Analytica Vol. 10 n° 1 (2006): p. 43-105.
GUTIÉRREZ, G. Teologia da Libertação. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
HABERMAS, J. Religion and Rationality: Essays on Reason, God, and Modernity. Translated and Edited by E. Mendieta. Cambridge, MA: The MIT Press, 2002.
______. Auch eine Geschichte der Philosophie: Band 1: Die okzidentale Konstellation von Glauben und Wissen; Band 2: Vernünftige Freiheit. Spuren des Diskurses über Glauben und Wissen. Frankfurt: Suhrkamp, 2019.
______. The Future of Human Nature. Trans. Hella Beister and Max Pensky. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2003.
______. “A reply”. In A. HONNETH and H. JOAS (eds), Communicative Action. Trad. J. Gaines and D. L. Jones. Cambridge, MA: Polity, 1999b. p. 214–264.
______. Postmetaphysical Thinking. Trans. W. M. Hohengarten. Cambridge, MA: MIT Press, 1992.
______. “Israel o Atenas. ¿A quien pertenece la razón anamnética? Johann Baptist Metz y la unidad en la multiplicidad multicultural”. In: MENDIETA, Eduardo (Org.). Israel o Atenas: ensayos sobre religión, teología y racionalidad. Madrid: Trotta, 2001, p. 171–182.
______. “Secularism’s Crisis of Faith: Notes on Post-Secular Society”. New perspectives quarterly. vol. 25 (2008): p.17-29
______. Theorie und Praxis. Frankfurt: Suhrkamp, 1971.
______. O Discurso Filosófico da Modernidade. Trad. A.M. Bernardo et al. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
______. Toward a Rational Society. Trans. J. Shapiro. Boston: Beacon Press, 1970.
______. Mudanc̦a estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Denilson Luís Werle. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.
______. Entre naturalismo e religião: Estudos filosóficos. Trad. Flavio Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.
______. The Theory of Communicative Action I: Reason and the Rationalization of Society. Trans. Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press, 1984.
______. The Theory of Communicative Action II: Lifeworld and System. Trans. Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press, 1989.
______. Postmetaphysical Thinking. Philosophical Essays. Trans. William Hohengarten. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1992.
______. Postmetaphysical Thinking II. Trans. Ciaran Cronin. Cambridge: Polity Press, 2017.
HEGEL, G. W. F. Ed. Peter C. Hodgson. Lectures on the Philosophy of Religion. One-Volume Edition, The Lectures of 1827. Oxford University Press, 2012.
HENRICH, D. Konstellationen. Probleme und Debatten am Ursprung der idealistischen Philosophie (1789-1795), Stuttgart 1991.
HONNETH, Axel. Sofrimento de Indeterminação. Uma Reatualização da Filosofia do Direito de Hegel. Trad. Denílson Luiz Werle e Rúrion Soares. São Paulo: Esfera Pública, 2007.
______. The Struggle for Recognition. The Moral Grammar of Social Conflicts. Trans. Ken Baynes. New York: Polity Press, 1995.
______. Das Recht der Freiheit: Grundriß einer demokratischen Sittlichkeit. Frankfurt: Suhrkamp, 2011.
HORKHEIMER, M. Critical Theory: Selected Essays. Trans. Mathew J. O'Connell. New York: Herder and Herder, 1972.
JAEGGI, R. Rethinking Ideology, In: BOUDEWIJN, Paul de Bruin & Christopher F. ZURN (eds.), New Waves in Political Philosophy. Palgrave-Macmillan, 2009, p. 63-86.
______. Critique of Forms of Life. Harvard University Press, 2018.
______.; CELIKATES, R. Sozialphilosophie: Eine Einführung. München: C.H.Beck, 2017.
JASPERS, K. Vom Ursprung und Ziel der Geschichte. München: Piper, 1949.
JAY, M. 1996. The Dialectical Imagination. A History of the Frankfurt School and the Institute of Social Research 1923-1950. Berkeley: University of California Press.
JOSEPHSON-STORM, J. The myth of disenchantment: Magic, modernity, and the birth of the human sciences. The University of Chicago Press, 2017.
KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. M. P. dos Santos e A. F. Morujão. Lisboa: Editora Fundação Gulbenkian, 2001.
MARCUSE, H. An Essay on Liberation. Boston: Beacon Press, 1969.
______. “A Study on Authority: Luther, Calvin, Kant.” In Mendieta, Eduardo (editor). The Frankfurt School on Religion. Key writings by the major thinkers. London: Routledge, 2005.
MIGNOLO, W. D. La idea de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2005.
NOBRE, M.; REPA, L. (orgs.) Habermas e a reconstrução. Campinas: Papirus, 2012.
REHG, W.; BOHMAN, J. (orgs). Pluralism and the pragmatic turn: The transformation of critical theory. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2001.
RÖMER, T. The invention of God. Harvard University Press, 2015.
ROSA, H. 2016. Resonanz: Eine Soziologie der Weltbeziehung. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
______. Beschleunigung. Die Veränderung der Zeitstrukturen in der Moderne. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2005.
ROSATI, M.; STOECKL K. (orgs.). Multiple Modernities and Postsecular Societies. London: Ashgate Publishing, 2013.
SAAR, M. Genealogie als Kritik. Geschichte und Theorie des Subjekts nach Nietzsche und Foucault. Frankfurt/M./New York: Campus, 2007.
______. Die Immanenz der Macht: Politische Theorie nach Spinoza. Berlin: Suhrkamp 2013.
______. “The Immanence of Power: From Spinoza to ‘Radical Democracy’.” Mededelingen vanwege het Spinozahuis No. 106. Voorschooten: Uitgeverij Spinozahuis, 2014.
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)