Os realistas de Weimar: um estudo de constelação
Resumo
Este artigo oferece uma contribuição à história da filosofia por meio de um “estudo de constelação” (Konstellationsforschung). Focamos nas interações e ressonâncias, escritas e orais, durante na época de Weimar (1918-1933), entre os filósofos judeus alemães Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Siegfried Kracauer, que delineiam, mesmo que implicitamente, uma categoria que podemos chamar retrospectivamente de “estranho realismo” (Wunderrealismus). Em vez de se contentar de restituir uma lógica interna que justificaria essa categoria, o estudo reúne documentos variados que testemunham uma comunidade de pensamento: Denkbild (um imagem-pensamento em forma de historieta), um programa para filosofia por vir, um retrato retrospectivo e excertos, por vezes inéditos em português, de correspondência. Este estudo busca, em formato de miniatura, abrir caminho para uma restituição mais ampla do Wunderrealismus, posicionando-o ao lado do Weird Realism associado ao materialismo especulativo contemporâneo. Ao fazê-lo, pretende-se contribuir com novas respostas para as questões urgentes sobre o futuro dos humanos e dos não-humanos em nosso planeta.
Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)