Percepção de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família sobre segurança do paciente

Palavras-chave: Enfermagem, Atenção primária à saúde, Saúde pública, Segurança do paciente, Erros médicos

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família sobre segurança do paciente. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em 2016 com 10 enfermeiros, no sul do Brasil, por meio de entrevistas submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: salienta-se a falta de familiarização dos enfermeiros com o assunto. Erros de medicação e quedas foram problemas à segurança dos pacientes e a comunicação efetiva fator promotor. A capacitação das equipes, implementação de instrumentos próprios voltados à segurança do paciente e diminuição da sobrecarga de trabalho foram apontadas enquanto estratégias de melhoria para a segurança do paciente. Considerações finais: o tema segurança do paciente ainda não faz parte da assistência dos enfermeiros da Saúde da Família, mas esses percebem sua importância. Uma cultura de segurança precisa ser implementada nos serviços mediante capacitação desses profissionais por meio de parceria com instituições de ensino.

Biografia do Autor

Luccas Melo Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).Líder do Grupo de Pesquisa Segurança e Saúde no Trabalho em Enfermagem (SESATE).Coordenador do Núcleo Metropolitano do Polo Sul da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP)
Maria Cristina Sant’Anna da Silva, Universidade Luterana do Brasil - campi Gravataí
Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sibele da Rosa Zavalhia, Hospital Porto Alegre
Enfermeira do Hospital Porto Alegre
Isabella dos Santos Coppola, Universidade Luterana do Brasil - campi Gravataí.
Acadêmica de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil - campi Gravataí.
Bárbara Paloschi da Rocha, Universidade Luterana do Brasil - campi Gravataí.
Acadêmica de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil - campi Gravataí.
Publicado
2018-10-01
Como Citar
1.
Souza LM, da Silva MCS, Zavalhia S da R, Coppola I dos S, da Rocha BP. Percepção de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família sobre segurança do paciente. J. nurs. health. [Internet]. 1º de outubro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];8(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/12721
Seção
Artigos Originais/ Original Articles