Uma nova visão acerca da experiência de ouvir vozes

Palavras-chave: Alucinações, Esquizofrenia, Psiquiatria

Resumo

Objetivo: contextualizar o conhecimento acerca da temática da experiência de ouvir vozes. Métodos: trata-se de uma revisão sistematizada, para compreensão da temática, realizada nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, em novembro de 2017, sendo selecionados 15 artigos científicos para este estudo. Resultados: temas como o Movimento dos Ouvidores de Vozes, a figura do ouvidor de voz, a fenomenologia da escuta das vozes, a experiência de ouvir vozes em diferentes culturas, estratégias utilizadas no enfrentamento e o Grupo de Ouvidores de vozes foram abordados. Considerações finais: é evidente a grande transformação a partir do surgimento do Movimento dos Ouvidores de Vozes e seus precursores, sendo importante os serviços de saúde mental compreenderem as implicações deste movimento para produção de novas formas de cuidados mais humanos.

Biografia do Autor

Thylia Teixeira Souza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC – CNPq.
Maria Laura de Oliveira Couto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. 
Publicado
2018-09-19
Como Citar
1.
Souza TT, Couto ML de O, Kantorski LP. Uma nova visão acerca da experiência de ouvir vozes. J. nurs. health. [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 21º de novembro de 2024];80. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/13836
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review