Atividade educativa para identificação correta do paciente: um relato de experiência

Palavras-chave: Segurança do paciente, Sistemas de identificação de pacientes, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desempenho da Atividade Educativa sobre a identificação correta do paciente. Metódos: trata-se de um relato de experiência no qual é descrito a atividade desenvolvida acerca da identificação correta do paciente. A ação foi direcionada aos acompanhantes dos pacientes e foi desenvolvida em quatro etapas distintas: escolha da temática; planejamento; execução e observação da realidade e; levantamento e discussão de problemas. Resultados: foi possível perceber o envolvimento e participação dos acompanhantes e pacientes na dinâmica proposta pelo grupo, sendo visto maior entendimento sobre a temática discutida. Conclusão: portanto, verificou-se a importância da identificação correta do paciente e a dupla checagem para manutenção de sua segurança e qualidade da assistência.

Biografia do Autor

Rômulo Costa Campelo, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.
Walicy Cosse Silva, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.
Carla Kellen Lima Sousa, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.
Gilsara Leite Araújo, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.
Laureany Bizerra, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.
André Geisteira de Moura Leite, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.
Raquel Vilanova Araújo, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Docente do curso de Enfermagem Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA. Enfermeira. Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Publicado
2018-10-31
Como Citar
1.
Campelo RC, Silva WC, Sousa CKL, Araújo GL, Bizerra L, Leite AG de M, Araújo RV. Atividade educativa para identificação correta do paciente: um relato de experiência. J. nurs. health. [Internet]. 31º de outubro de 2018 [citado 13º de novembro de 2024];8(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14278
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report