Impactos do distanciamento social na saúde mental: estratégias para a prevenção do suicídio / Impacts of social distancing on mental health: strategies for suicide prevention

Palavras-chave: Coronavírus, Isolamento social, Saúde mental, Suicídio

Resumo

Objetivo: refletir sobre os impactos do distanciamento social na saúde mental da população e discutir estratégias para prevenção do suicídio. Método: estudo de abordagem reflexiva desenvolvida a partir de artigos científicos que condizem à temática proposta, publicados entre o período de janeiro a maio de 2020. Resultados: a reflexão permitiu a construção de duas categorias teóricas: Implicações do distanciamento social na saúde mental e Estratégias de prevenção do suicídio no contexto da pandemia. Entre as principais implicações na saúde mental da população, destacam-se: depressão, ansiedade, medo e solidão que podem levar ao suicídio. Conclusão: o distanciamento social decorrente da pandemia impacta no adoecimento e na presença de transtornos mentais na população, fazendo com que tentem e cometam suicídio. É urgente a necessidade de um olhar atento pelos gestores, serviços e profissionais à saúde mental da população e ao desenvolvimento de políticas públicas que versem sobre a prevenção do suicídio.

Biografia do Autor

Keity Laís Siepmann Soccol, Universidade Franciscana
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Psiquiatria e Saúde mental. Especialista em Programa Especial de Formação Pedagógica. Especialista em Urgências e Emergências. Docente do curso de Enfermagem e Odontologia da Universidade Franciscana (UFN). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde da UFN. Tem experiência em Saúde Coletiva e Saúde Mental.
Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.
Publicado
2020-11-04
Como Citar
1.
Soccol KLS, Silveira A da. Impactos do distanciamento social na saúde mental: estratégias para a prevenção do suicídio / Impacts of social distancing on mental health: strategies for suicide prevention. J. nurs. health. [Internet]. 4º de novembro de 2020 [citado 27º de abril de 2024];10(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19265
Seção
Artigo de Atualização/ Update Article