Simulação clínica como ferramenta para o ensino de graduandos de enfermagem: uma revisão integrativa / Clinical simulation as a tool for teaching nursing graduates: an integrative review

Palavras-chave: Enfermagem, Treinamento por simulação, Ensino

Resumo

Objetivo: identificar na literatura publicações relacionadas à experiência da simulação clínica como ferramenta de ensino para graduandos em Enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura, realizada no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde através dos Descritores: “Enfermagem”, “Treinamento por simulação” e “Ensino”, com recorte temporal de artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Resultados: obteve-se 424 artigos, que foram selecionados de forma independente e cega por três pesquisadoras. Após seleção conforme critérios de inclusão e exclusão, obteve-se como amostra final 13 artigos, destes, foi analisado o conteúdo discursivo e, assim, foram levantadas duas categorias temáticas: Elementos essenciais para um bom desenvolvimento da simulação e; Evolução teórico-prática dos estudantes após realização da simulação. Conclusão: as publicações evidenciaram que vivenciar uma experiência que simula um contexto real possibilita transformar os estudantes no centro do processo de ensino, além de auxiliar na aproximação destes ao ambiente profissional. Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: Simulação clínica como ferramenta para o ensino de graduandos de enfermagem: uma revisão integrativa | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)

Biografia do Autor

Allana Matos Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica pelo programa de Residência em Enfermagem Obstétrica. Enfermeira graduada pela Universidade Salvador em 2021. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia (BA). Brasil (BR). E-mail: allanamatos3@gmail.com ORCID: 0000-0001-5446-6381
Carolaine dos Santos Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Pós-graduanda em Terapia Intensiva pelo programa de Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva da UNEB. Enfermeira graduada pela Universidade Salvador em 2021. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia (BA). Brasil (BR). E-mail: caroll.b2k@hotmail.com ORCID: 0000-0002-0636-4601
Thalita Silva Santos, Universidade Salvador (UNIFACS)
Enfermeira graduada pela Universidade Salvador em 2021. Universidade Salvador (UNIFACS). Salvador, Bahia (BA). Brasil (BR). E-mail: pss.thalita@gmail.com ORCID: 0000-0003-2300-3282
Roberta Pereira Góes, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Doutora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Escola de Enfermagem da UFBA (2019). Pós-graduada em Terapia Intensiva pelo programa de Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva da UFBA/SESAB/Hospital da Cidade-BA (2011). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC (2009)Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia (BA). Brasil (BR). E-mail: robertapgoes@yahoo.com.br ORCID: 0000-0002-9651-4908
Publicado
2022-12-31
Como Citar
1.
Silva AM, Silva C dos S, Santos TS, Góes RP. Simulação clínica como ferramenta para o ensino de graduandos de enfermagem: uma revisão integrativa / Clinical simulation as a tool for teaching nursing graduates: an integrative review. J. nurs. health. [Internet]. 31º de dezembro de 2022 [citado 28º de março de 2024];12(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/21377
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review