A educação permanente em saúde para a enfermagem de cuidados críticos: estudo qualitativo

Palavras-chave: Unidades de terapia intensiva, Enfermagem de cuidados críticos, Educação continuada

Resumo

Objetivo: identificar e analisar a percepção da enfermagem acerca da Educação Permanente em Saúde em unidades de cuidados críticos de um hospital público municipal de São Paulo. Método: pesquisa qualitativa, sendo realizadas 35 entrevistas com a equipe de enfermagem de unidades de terapia intensiva adulto, tratadas por Análise de Conteúdo, na lógica do arco de Maguerez. Resultados: emergiram duas categorias, ambas elencando a Educação Permanente como necessária, porém falha no contexto de trabalho da enfermagem em cuidados críticos. Conclusões: evidencia-se a valorização das ações de educação no trabalho e que não há neste cenário a educação permanente em saúde propriamente dita, sendo indicada maior atenção da instituição de forma quanti-qualitativa e ações focadas nas necessidades da enfermagem de cuidados críticos, sugerindo-se investimentos em pesquisas acerca da temática para promoção das práticas de saúde baseadas em evidências.

Biografia do Autor

Bárbara Festa Gomes, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMSSP)
Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Faculdade das Américas (FAM), especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) atuante nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé).
João Henrique de Morais Ribeiro, Universidade Santo Amaro (UNISA)
Enfermeiro, Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) e especialista em Gerontologia (UNIFAL-MG), Gestão Hospitalar (FIJ - RJ) e Atenção Básica em Saúde da Família (UNIFAL-MG), Professor dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Gestão Hospitalar e do curso de Residência Multiprofissional na Atenção em Terapia Intensiva da Universidade de Santo Amaro (UNISA) – São Paulo – SP - Brasil
Publicado
2023-12-22
Como Citar
1.
Gomes BF, de Morais Ribeiro JH. A educação permanente em saúde para a enfermagem de cuidados críticos: estudo qualitativo. J. nurs. health. [Internet]. 22º de dezembro de 2023 [citado 21º de maio de 2024];13(2):e1322575. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/22575
Seção
Artigos Originais/ Original Articles