Gastos do próprio bolso de usuários em hemodiálise no sul do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Gastos em saúde, Insuficiência renal crônica, Diálise, Diálise renal, Transplante de rim

Resumo

Objetivo: relatar os gastos do próprio bolso das pessoas com doença renal crônica em hemodiálise em seis serviços de terapia de substituição renal da metade sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Método: estudo descritivo quantitativo, originado de uma macropesquisa, realizado com usuários em hemodiálise, atendidos em seis serviços de terapia renal substitutiva da metade sul do Rio Grande do Sul. As variáveis coletadas do questionário estruturado tiveram a finalidade de identificar os gastos do próprio bolso dos usuários. Os dados foram analisados utilizando os softwares Epidata e Stata. Resultados: a maioria dos 336 usuários era sexo masculino, entre 60 a 79 anos, com salários-mínimos entre um e dois. Os maiores gastos do próprio bolso encontrados foram o pagamento pelos medicamentos necessários para o tratamento. Conclusões: mesmo com benefícios do sistema de saúde e políticas necessitavam recorrer aos próprios recursos, para garantir saúde e uma vida digna.

Biografia do Autor

Larissa Fialho Machado, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Juliana Dall’Agnol, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Enfermeira, Mestra em Ciências, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Eda Schwartz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Enfermeira, Doutora, Docente dos Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande e Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e no Mestrado Profissional e Saúde da Família (PROFSAUDE/Departamento de Medicina Social), Rio Grande do Sul, Brasil.
Wilson Teixeira de Ávila, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Graduando em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2024-02-10
Como Citar
1.
Fialho Machado L, Dall’Agnol J, Schwartz E, Teixeira de Ávila W. Gastos do próprio bolso de usuários em hemodiálise no sul do Rio Grande do Sul. J. nurs. health. [Internet]. 10º de fevereiro de 2024 [citado 5º de novembro de 2024];13(3):e13323963. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/23963
Seção
Artigos Originais/ Original Articles