Preditores da felicidade no trabalho e interação familiar em enfermeiros

Palavras-chave: Felicidade, Equilíbrio trabalho-vida, Enfermeiros e enfermeiras, Saúde ocupacional

Resumo

Objetivo: identificar os fatores preditores da Felicidade no trabalho e Interação familiar em Enfermeiros de um contexto hospitalar. Método: estudo quantitativo, descritivo, transversal, correlacional. Aplicado questionário para caraterização sociodemográfica/profissional, a Shorted Happiness at Work Scale e o Survey Work-Home Interaction Nijmegen, a uma amostra de conveniência de 363 Enfermeiros. Resultados: idade, local de trabalho, categoria profissional e, percepção de trabalho estressante foram preditores da Felicidade no trabalho. A prática de atividades de lazer e a percepção de trabalho estressante foram preditores da Interação trabalho-família positiva e negativa e, o sexo feminino foi preditor da Interação família-trabalho positiva. Conclusões: a prevalência de Felicidade no trabalho, os valores moderados de Interação trabalho-família negativa identificados, bem como os fatores que a predizem, devem ser alvo de atenção por parte dos Enfermeiros e organizações, tendo esta última um papel preponderante na promoção de ambientes de trabalho saudáveis e da saúde no local de trabalho.

Biografia do Autor

Sofia Alexandra Ribeiro Loureiro, Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)
Enfermeira. Mestrado em Enfermagem.
Helena Maria Almeida Macedo Loureiro, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA)
Enfermeira. Pós-Doutoramento em Ciências da Saúde. Professora Adjunta na Universidade de Aveiro.
Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Enfermeira,.Pós-Doutoramento em Ciências de Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). 
Elisabete Maria das Neves Borges, Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)
Enfermeira. Pós-Doutoramento em Ciências de Enfermagem. Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto. 
Publicado
2024-01-05
Como Citar
1.
Loureiro SAR, Almeida Macedo Loureiro HM, Lima Trindade L de, das Neves Borges EM. Preditores da felicidade no trabalho e interação familiar em enfermeiros. J. nurs. health. [Internet]. 5º de janeiro de 2024 [citado 28º de abril de 2024];13(3):e13324857. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/24857
Seção
Artigos Originais/ Original Articles