O que crianças sabem sobre complicações agudas do diabetes? Insights para educação em diabetes

Resumo

Objetivo: identificar conhecimentos e atitudes de crianças escolares com diabetes tipo 1 frente complicações agudas da doença. Método: estudo exploratório, qualitativo, que utilizou fantoches como estratégia de coleta de dados. Crianças entre sete e 12 anos, com pelo menos um ano de diagnóstico, seguidas em ambulatório infantil de Santa Catarina, Brasil, foram entrevistadas. Análise de conteúdo dedutiva foi realizada. Resultados: participantes demonstraram pobre conhecimento e manejo dos episódios de hiperglicemia, o que poderia prevenir a cetoacidose diabética. Os conhecimentos sobre hipoglicemia são maiores, pois ocorrem com frequência, porém têm sido resultado de autocuidado deficiente com pobre supervisão de adultos. Conclusões: falta de entendimento e manejo inadequado das complicações foi evidenciado, em especial na hiperglicemia e quando longe dos cuidadores. O enfermeiro deve promover educação de crianças e famílias para ações imediatas e efetivas perante complicações agudas. Materiais educativos, direcionados a esta clientela, contribuirão para maior conhecimento e desenvolvimento de habilidades.
Publicado
2023-07-12
Como Citar
1.
Sparapani VC, Coelho Pina J, Anders JC, Van De Sande Lee J. O que crianças sabem sobre complicações agudas do diabetes? Insights para educação em diabetes. J. nurs. health. [Internet]. 12º de julho de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];13(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/24861
Seção
Artigos Originais/ Original Articles