Tecnologias educativas para adesão ao exame Papanicolau: revisão integrativa

Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Teste de Papanicolaou, Programas de Rastreamento

Resumo

Objetivo: identificar na literatura científica as tecnologias educativas aplicadas para adesão ao exame Papanicolau na Atenção Primária à Saúde. Método: revisão integrativa da literatura na qual se incluiu artigos que respondessem à questão norteadora, publicados em português, inglês ou espanhol e se excluiu artigos de revisão, cartas ao editor e editoriais. As buscas foram realizadas em junho de 2024 nas bases: National Library of Medicine, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de dados da Enfermagem, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Scientific Electronic Library Online. Resultados: foram incluídos 13 estudos que identificaram palestras, rodas de conversa, cartazes, orientações nas consultas, panfletos, televisão, e atividades na sala de espera como tecnologias educativas Conclusões: o uso das tecnologias educativas pelos profissionais de enfermagem mostra-se como estratégia bem-sucedida para ampliar a adesão de mulheres ao exame Papanicolau em serviços primários de saúde.

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Biografia do Autor

Nathalia de Mattos Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Enfermeira. Residente de Enfermagem de Família e Comunidade.
Priscilla Dantas Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Enfermeria. Doutora em Enfermagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9468095920808129
Augusto Cezar Antunes de Araújo Filho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente na Universidade Estadual do Piauí. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2259408109401502
Margareth Cristina de Almeida Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7215222767332739
Elisabete Pimenta Araújo Paz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7158500391220711
Telma Maria Evangelista de Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem Em Saúde Coletiva. Docente na Universidade Federal do Piauí. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5217316563176711

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Publicado
2024-12-09
Como Citar
1.
Cardoso N de M, Almeida PD, Araújo Filho ACA de, de Almeida Gomes MC, Pimenta Araújo Paz E, de Araújo TME. Tecnologias educativas para adesão ao exame Papanicolau: revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 9º de dezembro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];14(3):e1427203. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/27534
Seção
Artigos de Revisão / Review Articles