Metodo de assessoria pedagógica de projectos pessoais dos estudantes de enfermagem

  • Manuel Alves Rodrigues
Palavras-chave: educação em enfermagem, assessoria pedagógica, desenvolvimento pessoal

Resumo

O Método de Assessoria Pedagógica de Projectos Pessoais (MAPPP) tem sido desenvolvido por Rodrigues desde 1999 e implementado enquanto estratégia pedagógica construtiva, no processo aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social dos estudantes de enfermagem. Esta problemática continua em desenvolvimento no contexto de projecto da Unidade de investigação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no qual se inscreve este estudo, com o objectivo de descrever e caracterizar os resultados da experiência de um grupo de docentes que assessoraram o desenvolvimento dos projectos pessoais dos estudantes de enfermagem. Seleccionada uma amostra intencional de 20 docentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que experienciaram o MAPPP, entre 1999 e 2009, inquirida através de questionário. Em coerência com estudos anteriores os dados apontam para o papel determinante e fundamental do professor no processo de assessoria, o qual, incentiva, apoia e valida o desenvolvimento e aprendizagem do estudante, devendo para isso ser detentor de competências pedagógicas, pessoais e profissionais, as quais, segundo a opinião dos participantes se situam num universo alargado de competências científicas, pedagógicas, relacionais e comunicação. A assessoria pedagógica constitui um desafio aos agentes educativos no que se refere aos processos pedagógicos e didácticos e à natureza dos recursos a mobilizar, necessários ao despertar dos estudantes a consciência da importância dos seus próprios projectos pessoais e o desejo de aprender e agir com autonomia e auto-direcção. Os resultados deste estudo que corroboram resultados de estudos anteriores, permitem desenhar uma intervenção em contexto, para implementação do Método de Assessoria dos Projectos Pessoais dos Estudantes de Enfermagem, seguindo uma metodologia de investigação acção. 
Publicado
2011-03-03
Como Citar
1.
Rodrigues MA. Metodo de assessoria pedagógica de projectos pessoais dos estudantes de enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 3º de março de 2011 [citado 21º de novembro de 2024];1(1):131-8. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3416
Seção
Artigos Originais/ Original Articles