O projeto político pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

  • Afra Suelene Sousa
  • Vanda Maria da Rosa Jardim
  • Valéria Cristina Christello Coimbra
  • Luciane Prado Kantorski
  • Maria Luiza Menna de Oliveira
  • Uiasser Thomas Franzmann
  • Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro
Palavras-chave: currículo, enfermagem, educação

Resumo

A elaboração e implantação de uma proposta curricular implicam em um desafio que a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas desenvolve particularmente a partir de 2009. Este artigo pretende apresentar a proposta e parte do processo de implementação do projeto político pedagógico. Pretende-se um enfermeiro generalista, crítico, reflexivo, competente em sua prática e responsável ética e socialmente. Capaz de conhecer e intervir sobre as situações e problemas referentes ao processo saúde-doença prevalentes no país e na região em que vive e, considerando os aspectos culturais. A abordagem metodológica proposta parte da necessidade de integração entre conteúdos teóricos e competências e habilidades, mediados pela reflexão e a produção de conhecimentos através da inserção em realidades concretas. Neste sentido o espaço de formação fundamental para o enfermeiro é o Sistema Único de Saúde enquanto sistematização da atenção em saúde / processo de construção de uma atenção orientada pela universalidade, igualdade e qualidade de atenção em saúde. 
Publicado
2011-03-03
Como Citar
1.
Sousa AS, Jardim VM da R, Coimbra VCC, Kantorski LP, de Oliveira MLM, Franzmann UT, Pinheiro GEW. O projeto político pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. J. nurs. health. [Internet]. 3º de março de 2011 [citado 21º de novembro de 2024];1(1):164-76. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3420
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report