Pessoas com feridas e as características de sua lesão cutaneomucosa

  • Izabella Chrystina ROCHA Universidade Federal de Mato Grosso
  • Kelle Vanessa Álvares AMARAL Universidade Federal do Mato Grosso
  • Lidiane Souza BERNARDES Universidade Federal do Mato Grosso
  • Michele Cristiene Nachtigall BARBOZA Universidade Federal do Mato Grosso
  • Onislene Alves Evangelista ALMEIDA Universidade de Brasília
Palavras-chave: Ferimentos e lesões, Características da população, Cicatrização

Resumo

Objetivo: Identificar as variáveis socioeconômicas de pessoas com lesão cutaneomucosa, assim como conhecer seus aspectos clínicos. Métodos: estudo com abordagem quantitativa, transversal, amostragem não probabilística, envolvendo 21 indivíduos de um município do estado de Góias (GO), realizado em julho 2009 a abril 2010, utilizando entrevista estruturada com um instrumento para coleta de dados. A análise foi por meio da estatística descritiva e esta pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: amostra apresentou idades entre 27 e 89 anos, 52,38% eram do sexo masculino, sendo que 19,05% analfabetos e 42,86% possuíam ensino primário. Quanto à lesão, totalizou-se 38 feridas e destas 94,74% eram crônicas. A doença que prevaleceu foi a insuficiência venosa 20,59%. Conclusões: Ressalta-se que os entrevistados eram, na maioria, pessoas idosas, com baixa escolaridade, possuíam mais de uma lesão cutaneomucosa, com alguma doença crônica não degenerativa e, na grande parte, a etiologia da ferida foi de úlcera venosa.

Biografia do Autor

Izabella Chrystina ROCHA, Universidade Federal de Mato Grosso
Mestre em Enfermgem  pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutoranda em parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.Professora Assistente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia.
Kelle Vanessa Álvares AMARAL, Universidade Federal do Mato Grosso
Enfermeira pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitária do Araguaia
Lidiane Souza BERNARDES, Universidade Federal do Mato Grosso
Aluna do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Michele Cristiene Nachtigall BARBOZA, Universidade Federal do Mato Grosso
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora assistente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia.
Onislene Alves Evangelista ALMEIDA, Universidade de Brasília
Enfermeira pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestranda em saude coletiva pela Universidade de Brasília.
Publicado
2013-10-13
Como Citar
1.
ROCHA IC, AMARAL KV Álvares, BERNARDES LS, BARBOZA MCN, ALMEIDA OA E. Pessoas com feridas e as características de sua lesão cutaneomucosa. J. nurs. health. [Internet]. 13º de outubro de 2013 [citado 24º de novembro de 2024];3(1):3-15. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3507
Seção
Artigos Originais/ Original Articles