Exercício da liderança do enfermeiro no bloco cirúrgico

  • Diego Duro BRAGA Santa Casa de Pelotas
  • Simone Coelho AMESTOY
  • Maria Elena ECHEVARRÍA-GUANILO Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabel Cristina SABOIA-STURBELLE UFRGS
  • Letícia de Lima TRINDADE Universidade do Estado De Santa Catarina
Palavras-chave: Enfermagem, Liderança, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de enfermeiros atuantes em bloco cirúrgico sobre o exercício da liderança nesse setor. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, onde participaram cinco enfermeiros atuantes em unidades de bloco cirúrgico da rede hospitalar de um município do sul do Brasil. Para coleta dos dados, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados por meio da Análise Temática de Minayo. Resultados: os enfermeiros defendem a liderança dialógica, baseada na confiança entre a equipe. Emergiram algumas dificuldades que interferem na liderança deles, tais como: a formação acadêmica e dificuldade no estabelecimento de relações interpessoais. Evidenciou-se a utilização da autonomia, o apoio da chefia e a educação continuada, como ferramentas facilitadoras para o exercício da liderança. Considerações finais: o exercício da liderança destes profissionais está atrelado ao diálogo, mas ainda são necessários movimentos que auxiliem na superação das dificuldades e que potencializem esta competência profissional no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Diego Duro BRAGA, Santa Casa de Pelotas
Enfermeiro do Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Simone Coelho AMESTOY
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA, Brasil.
Maria Elena ECHEVARRÍA-GUANILO, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Enfermagem.  Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC- Florianópolis (SC), Brasil. 
Isabel Cristina SABOIA-STURBELLE, UFRGS
Enfermeira. Mestranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Letícia de Lima TRINDADE, Universidade do Estado De Santa Catarina
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado De Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unochapecó, Chapecó, SC, Brasil.
Publicado
2016-09-08
Como Citar
1.
BRAGA DD, AMESTOY SC, ECHEVARRÍA-GUANILO ME, SABOIA-STURBELLE IC, TRINDADE L de L. Exercício da liderança do enfermeiro no bloco cirúrgico. J. nurs. health. [Internet]. 8º de setembro de 2016 [citado 29º de março de 2024];6(2):267-78. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5228
Seção
Artigos Originais/ Original Articles