Qualidade de vida: percepção de discentes de graduação em enfermagem

  • Maria Odete PEREIRA UFMG
  • Paula Hayasi PINHO USP
  • Jandro Moraes CORTES UFPEL
Palavras-chave: Qualidade de vida, Estudantes, Enfermagem, Graduação, Educação.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de qualidade de vida dos acadêmicos de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Paulista. Método: estudo empírico, interpretativo e quantitativo, foi desenvolvido com 92 acadêmicos de enfermagem. Empregou-se a triangulação simultânea de métodos, com a utilização da técnica de grupo focal e preenchimento do instrumento World Health Organization Quality of Life Group – Bref. Resultados: Os participantes buscaram estratégias para melhor percepção de qualidade de vida, sendo que 41,67% e 38,33% julgaram ser dependentes do uso de medicamentos ou ajuda médica, respectivamente. Ao se associar a percepção de qualidade de vida ao uso de medicamentos pelos alunos, viu-se uma correlação entre eles. Dentre os participantes, 36,67% referiram má qualidade de vida, com escassas oportunidades de lazer. Considerações finais: A redução de qualidade de vida foi percebida quando os alunos ingressaram no segundo ano da graduação, quando os conteúdos específicos associados às práticas assistenciais foram inseridos na grade horária.

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Biografia do Autor

Maria Odete PEREIRA, UFMG
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta junto à UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Paula Hayasi PINHO, USP
Psicóloga. Doutora em Ciências. Professora Adjunta I junto à UNIFESP, Santos, SP, Brasil.
Jandro Moraes CORTES, UFPEL
Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Doutor III junto à EEUSP, São Paulo, SP, Brasil. Professor Adjunto I junto à UNIFESP, Santos, SP, Brasil.
Publicado
2016-09-08
Como Citar
1.
PEREIRA MO, PINHO PH, CORTES JM. Qualidade de vida: percepção de discentes de graduação em enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 8º de setembro de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];6(2):321-33. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5780
Seção
Artigos Originais/ Original Articles