Estratégias de alívio da dor no trabalho de parto e parto: uma revisão integrativa

  • Helenna Vieira SCHVARTZ Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Lisie Alende PRATES Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andrêssa Batista POSSATI Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Beatriz RESSEL Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Saúde da mulher, Parto, Trabalho de parto, Dor do parto.

Resumo

Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura nacional sobre as estratégias de alívio da dor no trabalho de parto e parto. Métodos: revisão integrativa, desenvolvida na base de dados eletrônica Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na Base de Dados de Enfermagem. Resultados: foram identificadas sete estratégias capazes de aliviar a dor no trabalho de parto e parto: a posição adotada pela parturiente, especialmente as posições vertical, lateral e semisentada; o banho de aspersão ou de imersão; a utilização da bola suíça; a aplicação de crioterapia; a deambulação; a realização de técnicas de exercícios respiratórios e relaxamento; e a presença de um acompanhante elegido pela mulher. Considerações Finais: as estratégias de alívio da dor estão em evidência, sendo necessárias novas pesquisas que investiguem, por exemplo, a preferência e percepção das mulheres.

Biografia do Autor

Helenna Vieira SCHVARTZ, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeira. Especializanda em Enfermagem Obstétrica do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Lisie Alende PRATES, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especializanda em Enfermagem Obstétrica da UNIFRA. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Santa Maria, RS, Brasil.
Andrêssa Batista POSSATI, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Mestranda do PPGEnf da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.
Lúcia Beatriz RESSEL, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação e do PPGEnf da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.
Publicado
2016-09-08
Como Citar
1.
SCHVARTZ HV, PRATES LA, POSSATI AB, RESSEL LB. Estratégias de alívio da dor no trabalho de parto e parto: uma revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 8º de setembro de 2016 [citado 23º de abril de 2024];6(2):355-62. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5975
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review