Terapia subcutânea para pacientes em cuidados paliativos: a experiência de enfermeiras na atenção domiciliar

  • Daniela Habekost CARDOSO Hospital Escola da UFPEL
  • Luana Amaral MORTOLA Universidade Federal de Pelotas
  • Isabel Cristina de oliveira ARRIEIRA Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Hipodermóclise, Serviços de assistência domiciliar, Cuidados paliativos, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de enfermeiras com o uso da terapia subcutânea para o controle sintomas em paciente em cuidados paliativos atendidos no domicílio. Método: trata-se de um relato de experiência que busca descrever a prática de enfermeiras de um programa de internação domiciliar sobre a utilização da terapia subcutânea no cuidado a pacientes em cuidados paliativos no município de Pelotas, no período de março de 2015 a setembro de 2015. Resultados: apresenta-se a experiência com essa técnica, assim como indicações, vantagens, limitações, medicações usadas e o método para inserção do cateter para terapia subcutânea. Considerações finais: sendo assim, a prática mostrou-se de fácil aplicabilidade, além de ser de baixo custo e de assegurar o controle sintomático e conforto a pacientes em cuidados paliativos, porém, ainda é pouco conhecida e normatizada, sendo estes fatores limitantes da disseminação da terapia subcutânea nos cenários de atenção à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Habekost CARDOSO, Hospital Escola da UFPEL
Enfermeira. Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Luana Amaral MORTOLA, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas – área de concentração Atenção à Saúde Oncológica. Pelotas. Rio Grande do Sul, Brasil.
Isabel Cristina de oliveira ARRIEIRA, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Ciências. Coordenadora técnica da Atenção Domiciliar do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2016-09-08
Como Citar
1.
CARDOSO DH, MORTOLA LA, ARRIEIRA IC de oliveira. Terapia subcutânea para pacientes em cuidados paliativos: a experiência de enfermeiras na atenção domiciliar. J. nurs. health. [Internet]. 8º de setembro de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];6(2):346-54. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/6478
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report