Pós-graduações lato sensu da Faculdade de Enfermagem/UFPel: breve análise documental1

  • Caroline Lemos MARTINS Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Knob PINTO Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
  • Mariangela Uhlmann SOARES Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
  • Franciele Budziareck das NEVES Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
  • Maira Buss THOFEHRN Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: Enfermagem, Especialização, Desenvolvimento de pessoal.

Resumo

Objetivo: identificar as especializações realizadas na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, durante os 40 anos de sua fundação. Método: análise documental, desenvolvida por meio da análise dos títulos e resumos de trabalhos de conclusão de curso, documentos escritos (livros e artigos científicos), atas de reuniões e fotografias. A análise dos dados ocorreu por meio da construção de um documento para coleta dos dados. Resultados: foram realizadas 15 turmas de especialização, entre os anos de 1992 a 2012, com foco a formação de recursos humanos nas áreas de Saúde Comunitária, Enfermagem, Atenção Psicossocial e Saúde da Família, contando com um total de 369 discentes. Considerações Finais: Esta análise documental permitiu identificar as especializações realizadas, bem como os profissionais de diferentes áreas que escolheram a Faculdade de Enfermagem como polo de qualificação para sua atuação no campo da saúde.

Biografia do Autor

Caroline Lemos MARTINS, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Bruna Knob PINTO, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Mariangela Uhlmann SOARES, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Franciele Budziareck das NEVES, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Maira Buss THOFEHRN, Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Enfermeira. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
MARTINS CL, PINTO BK, SOARES MU, NEVES FB das, THOFEHRN MB. Pós-graduações lato sensu da Faculdade de Enfermagem/UFPel: breve análise documental1. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 25º de abril de 2024];6(supp):199-10. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8915
Seção
Artigos Originais/ Original Articles