Sobre a Revista

Foco e Escopo

Pensamento Plural é a revista científica editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política-UFPel. O periódico tem por objetivo ser um canal de divulgação da produção de conhecimento em Ciência Política. Originalmente vinculada ao Mestrado em Ciências Sociais da UFPel, teve seu primeiro número publicado no segundo semestre de 2007. A partir do número 10, relativo ao primeiro semestre de 2012, passou ser editada pelo Mestrado em Ciência Política, programa criado na UFPel no ano anterior. Atualmente, o periódico é publicado somente em formato eletrônico, permitindo que os artigos estejam acessíveis a um amplo número de leitores.

Semestralmente são abertas chamadas para artigos e resenhas, seja para dossiês, seja para números de temática aberta. O envio de trabalhos para avaliação e eventual publicação pode ser feito a qualquer momento, dado que o recebimento das contribuições ocorre em fluxo contínuo. Os autores devem seguir estritamente as normas para submissão de artigos e de resenhas as quais estão disponíveis na seção “Instruções para Autores”. As submissões podem ser feitas em português, espanhol ou inglês. 

A revista Pensamento Plural está indexada em: Latindex, UlrichsWeb, DOAJ e Periódicos Capes.


Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Pensamento PLural conta com o sistema de avaliação duplo-cego. Desta forma, são mantidos em sigilo a identidade tanto do(s) autor(es) quanto dos avaliadores do manuscrito.

Ao final da avaliação os pareceristas indicam uma das possibilidades: 1) o manuscrito deve ser aceito sem a necessidade de modificações; 2) o manuscrito pode ser aceito, desde que realizadas modificações sugeridas por eles; 3) o manuscrito não deve ser aceito.

Considerando as recomendações finais, são possíveis as seguintes decisões editoriais:

- Dois pareceres positivos: aceita-se o manuscrito para publicação;

- Ambos os pareceres negativos: o manuscrito será rejeitado para publicação;

- Um parecer positivo e outro com recomendações de modificação: encaminhamento para o autor realizar as devidas mudanças/inserções para posterior avaliação final da Comissão Editorial;

- Um parecer negativo e outro com recomendações de modificação: encaminhamento à Comissão Editorial;

- Um parecer positivo e outro negativo: a decisão final será definida pela Comissão Editorial.

Os critérios de julgamento do manuscrito são: originalidade, oportunidade, relevância, qualidade, rigor dos argumentos e da metodologia, validade dos dados apresentados, atualidade e adequação das referências.

De maneira geral, solicita-se ao Avaliador o envio do parecer em, no máximo, 5 semanas. 

O recrutamento de Avaliadores ocorre com base nos seguintes critérios: possuir o título de Doutor, apresentar produção relevante na área de Ciência Política (ou áreas afins).  

Para a definição dos Avaliadores de um manuscrito leva-se em conta seu reconhecido conhecimento na área na qual o manuscrito se insere.

Periodicidade

A Pensamento Plural conta com uma política de publicação semestral dos artigos e resenhas aceitos após avaliação. Desta forma, a revista apresenta por ano dois números, sendo o primeiro lançado no mês de abril e o segundo no mês de outubro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

PENSAMENTO PLURAL

A revista Pensamento Plural, originalmente vinculada ao Mestrado em Ciências Sociais da UFPel, teve seu primeiro número publicado no segundo semestre de 2007. Neste momento, contou com os seguintes editores, professores no Mestrado em Ciências Sociais: Daniel de Mendonça (n. 1 a n. 7); Elaine da Silveira Leite e Pedro Robertt (n. 8 e n. 9).

A partir do número 10, relativo ao primeiro semestre de 2012, passou ser editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel, tendo como editores os seguintes professores do PPGCPol: Alvaro Barreto e Rosangela Marione Schulz (n. 10 a n. 13); Alvaro Barreto e Bianca de Freitas Linhares (n. 14 a n. 17).

Sponsors

Agradecemos o auxílio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel pelo apoio concedido à revista Pensamento Plural.