Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço duplo; usa Fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As figuras, tabelas e gráficos estão inseridos no texto (não no final do documento como anexos) e também são enviadas em documento separado em formato editável.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.

Seguem as diretrizes para submissão:

1. A revista Pensamento Plural aceita para publicação artigos e resenhas desde que inéditos.

2. Os trabalhos enviados passarão pela avaliação de pareceristas. Serão encaminhados na ordem de sua submissão à Pensamento Plural. A publicação estará condicionada ao dossiê em que o trabalho melhor estiver adequado.

3. Para a aprovação serão levados em consideração os critérios de originalidade no trato do tema, consistência no uso de conceitos e contribuição para o progresso do conhecimento científico na área. Tantos os pareceristas como os autores terão seus nomes mantidos em sigilo.

4. Os trabalhos serão publicados em português, espanhol ou inglês.

5. Os artigos deverão ter, no mínimo, 15 páginas, não podendo exceder o limite de 30, digitadas em espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12. Os artigos deverão ainda estar acompanhados de resumos entre 5 e 10 linhas, no idioma de origem e inglês (no caso do idioma de origem ser inglês o resumo deverá vir acompanhado da tradução em português) , os quais deverão conter os propósitos, metodologia e conclusões do trabalho. Deverão acompanhar os resumos, uma lista entre 3 e 5 palavras-chave. Eventuais tabelas e gráficos deverão ser apresentados em arquivo anexo. As resenhas deverão ter entre 3 e 6 páginas.

6. Os textos deverão ser encaminhados no site da revista, após realizado o cadastro como AUTOR(http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pensamentoplural/user/register)

7. Todas as contribuições deverão apresentar as seguintes in-formações: última formação acadêmica ou curso em andamento (graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado), instituições que concederam os títulos acadêmicos, instituição em que o autor está atualmente vinculado, endereço para correspondências, endereço eletrônico e telefones para contato.

8. As notas de rodapé, reduzidas ao mínimo e quando estrita-mente necessárias, terão o caráter explicativo e deverão ser numeradas seqüencialmente e sem formatação específica. As menções aos autores serão inseridas ao longo do texto, devendo ser utilizado o sistema autor-data na forma que segue. 1) Para citações indiretas: (SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação), exemplo: (WEBER, 1999). 2) Para citações diretas: (SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação, página), exemplo: (FOUCAULT, 1987, p. 32). 3) Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data, conforme segue: (LACLAU, 2000a), (LACLAU, 2000b).

9. As referências bibliográficas, restritas às citadas no texto, deverão ser apresentadas ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

 
Livro:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 16º ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

Capítulo de Coletânea:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em negrito: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, local da publicação, volume e número do periódico, ano da publicação.
Exemplo:
ALEXANDER, Jeffrey. C. Ação coletiva, cultura e sociedade civil: secularização, atualização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 13, n. 37, 1998.

Dissertações e teses:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Local. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.
Exemplo:
SOARES, Gláucio A. D. Desenvolvimento econômico e radicalismo político. Tese de Doutorado. Washington University St Louis Mo, 1965.

Internet (documentos eletrônicos):
SOBRENOME, Nome. Título [Online]. Produtor em negrito, volume, número, ano. Disponível em: indicar o sítio eletrônico. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Exemplo:
CARVALHO, José Murilo de. O motivo edênico no imaginário social brasileiro [Online]. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 38, 1998. Disponível em:
. Acesso em: 19/04/2007.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.