QUATRO MODELOS NORMATIVOS DE DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: AS VERSÕES ELITISTA, LIBERAL, PLURALISTA, PARTICIPATIVA E DELIBERATIVA
Palavras-chave:
Democracia. Elitismo-competitivo. Representação. Participação. Deliberação.
Resumo
O artigo procura apresentar e analisar quatro empreendimentos teóricos, considerados fundamentais no estudo da democracia representativa no Brasil: a democracia elitista competitiva, a democracia liberal-pluralista, a democracia participativa e a democracia deliberativa. A par dessas tendências, discute-se sobre o significado de representação e de participação na sociedade moderna. Para isso, realizou-se, num primeiro momento, uma sistemática análise bibliográfica a partir da leitura de livros, artigos e teses que abrangem aspectos históricos e conceituais sobre democracia. O que se pretende é fornecer elementos que fundamentem e estimulem o debate acerca da democracia no contexto contemporâneo.
Publicado
2014-09-29
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).