O clientelismo nos pequenos municípios brasileiros
Palavras-chave:
Cultura política, Democracia, Vereadores, Representação
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a influência da cultura política no comportamento e atitude dos legisladores, destacando a observação do fenômeno político do clientelismo em pequenos municípios brasileiros. O problema a ser discutido é qual a cultura política dos vereadores dos pequenos municípios brasileiros? A hipótese a ser testada afirma que os integrantes do legislativo têm uma cultura política incongruente com a consolidação democrática, marcada majoritariamente pelo clientelismo. Utiliza-se como pressuposto metodológico o referencial bibliográfico e a coleta de dados quantitativa. Os resultados demonstram que a garantia de favores individuais e principalmente o acesso diferenciado a serviços públicos é moeda corrente entre políticos e população local, mesmo que reconhecida pelos legisladores como prática ilícita, o que revela uma cultura política incongruente com a consolidação democrática.
Publicado
2014-03-09
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).