Globalização vis-a-vis a história do nacionalismo na América Latina: o caso do Brasil
Palavras-chave:
Globalização, nacionalismo, América Latina
Resumo
O artigo parte de uma questão central: é possível identificar uma reação à globalização do capitalismo, em termos de um movimento globalizado que envolva uma alternativa ao sistema ou à hegemonia do norte frente aos países do sul, muitos em condições de completa miserabilidade ou de profunda desigualdade social? Para examinar esta questão o presente trabalho está dividido em quatro pequenas partes: 1. internacionalismo e nacionalismo; 2. o nacionalismo no Brasil; 3. a sociedade civil global; 4. à guisa de conclusão: o encontro do Brasil com a sociedade civil global. O artigo conclui que estamos muito longe de uma sociedade civil global capaz de propor nova forma de vida, que problematize o sistema capitalista todas formas de exploração e de dominação de classe, de gênero, de raça, de etnia de culturas.
Publicado
2014-03-18
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).