O poder de veto do Executivo na Ciência Política brasileira
Resumo
Após uma breve exposição das particularidades do poder de veto enquanto instituto juspolítico,
e de uma concisa descrição de seu fluxo processual legislativo hodierno no Brasil, o artigo traça um mapa teórico do modo como o poder de veto foi trabalhado pela Ciência Política no período posterior a Constituição Federal de 1988. Assim sendo, são apresentadas, na continuidade, as contribuições teóricas de dois grupos de autores: no primeiro grupo ficaram aqueles que angenciaram o poder de veto em pesquisas mais amplas (ou seja, o trabalharam como elemento de análise de seus trabalhos); já, no segundo, aqueles que se debruçaram designadamente sobre ele (isto é, o abordaram como objeto de análise de suas investigações). O objetivo é a consolidação da visão corrente sobre o papel institucional desempenhado pelo veto na relação institucional entre os poderes Executivo e Legislativo no vigente arcabouço jurídico nacional.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).