Considerações sobre o conceito de trabalho imaterial
Palavras-chave:
Trabalho imaterial, capitalismo, conhecimento, subjetividade.
Resumo
Neste artigo pretendemos mostrar e problematizar a categoria do trabalho imaterial, considerando que esta categoria tem se mostrado como historicamente central para a produção da riqueza capitalista e acumulação do capital ao longo, aproximadamente, dos últimos trinta anos. A hipótese do trabalho imaterial como central para o presente momento histórico está, ao mesmo tempo, ligada as transformações da subjetividade, principalmente quanto ao papel do consumo. Neste sentido nós investigamos algumas questões postuladas por Antonio Negri, André Gorz e outros. Em nossa hipótese de trabalho os conceitos de capitalismo cognitivo e trabalho imaterial estão entrelaçados, refletindo um novo estágio na história do capitalismo.
Publicado
2014-03-18
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).