A temporalidade diacrônica como categoria no estudo das culturas contemporâneas
Palavras-chave:
Cultura, contemporaneidade, diacronia, análise social
Resumo
O presente artigo examina as possibilidades interpretativas da diacronia, enquanto categoria da análise social, no estudo das diferenciações culturais contemporâneas. Foi realizado, em bibliografia específica, estudos e pesquisas que evidenciam as temporalidades vivenciadas nas práticas culturais, interessado em observar diferentes compreensões da categoria, no plano investigativo. Conclui-se que as temporalidades presentes nos eventos das culturas têm sido lócus privilegiado para interrogações sobre as trajetórias pessoais e biografias de distintos atores e, em igual teor, que diversos domínios das práticas sociais são indagados quando os indivíduos tensionam ou movem suas estratégias de apropriação das culturas em seus tempos e espaços.
Publicado
2014-03-18
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).